Município inaugura sede da Vigilância em Saúde

Teutônia

Município inaugura sede da Vigilância em Saúde

Nova estrutura atende a exigência do Ministério Público (MP)

Por

Município inaugura sede da Vigilância em Saúde
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta sexta-feira, dia 15, a nova sede da Vigilância em Saúde, localizada na Rua Carlos Arnt, em frente à Casa Mental, no bairro Canabarro.

O novo espaço possui uma área total de 240m², a fim de proporcionar um espaço maior com as devidas repartições, de acordo com a área de atuação de cada setor. O local oferece salas para funções administrativas, reuniões, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde do Trabalhador, cozinha, banheiro e, além disso, um espaço para o laboratório de Entomologia, onde são realizadas as análises de larvas compatíveis ou não com o mosquito da dengue (Aedes Aegypti). O investimento total para reforma, reestruturação do espaço e aquisição de equipamentos, foi de R$ 88.262,49.

Os serviços referentes a Vigilância em Saúde serão todos centralizados no local, o que facilitará o trabalho da equipe e ofertará melhores condições de trabalho.

O Coordenador da Vigilância Sanitária de Teutônia, Evandro Borba, enaltece o empenho do executivo na entrega da nova sede. “Desde o início da nova gestão, a Administração se mostrou empenhada em nos entregar um local apto e estruturado, com condições para que os profissionais possam desenvolver um trabalho ainda melhor para a comunidade, o que prova o comprometimento da gestão com a saúde e qualidade de vida da população. Estamos muito felizes com o novo espaço, afinal, quem ganha com isso são os munícipes, que serão beneficiados com um serviço qualificado, desenvolvido pelas quatro equipes que compõem a Vigilância em Saúde de Teutônia. Nosso agradecimento ao prefeito, Celso Aloísio Forneck, a vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, ao Secretário de Saúde, Juliano Renato Körner, ao Subsecretário de Saúde, Alisson Saldanha da Costa, e demais envolvidos”, agradece.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosângela Schussler, ressaltou a importância da nova sede para os funcionários. “Agradecemos o empenho e dedicação da atual gestão em proporcionar um ambiente salubre para todos os trabalhadores, sendo que era uma reivindicação antiga e necessária e agora tornou-se realidade”, ressalta.

A coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Denise Cristina Haas, também enalteceu a importância do novo espaço. “Em nome da equipe, gostaria de agradecer à Administração Municipal de Teutônia que entendeu e atendeu a esta solicitação. Temos um espaço de trabalho amplo e com condições adequadas. Estamos muito felizes em fazer parte desta história e poder contribuir ainda mais com a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do Município de Teutônia, especialmente na prevenção de agravos e na promoção da saúde”, ressalta.

O prefeito, Celso Aloísio Forneck, ressalta a importância de entregar um espaço adequado de trabalho. “Precisamos oferecer condições de trabalho para que os profissionais possam entregar cada vez mais qualidade nos serviços prestados à população. Sabemos das condições com que vinham atuando, tanto que havia apontamentos do Ministério Público, desde 2019, quanto a precariedade das condições estruturais e de pessoal, as quais buscamos solucionar assim que assumimos a gestão municipal. Só temos a agradecer ao empenho de todos os servidores, que não medem esforços para entregar o melhor a nossa comunidade”, destaca.

Processo arquivado

Em janeiro, a nova gestão municipal tomou conhecimento do processo administrativo de acompanhamento de instituições iniciado pelo Ministério Público (MP), em 1º de julho de 2019, que apontava problemas nos serviços de Vigilância Sanitária (VISA) e Inspeção Municipal (SIM), tanto na estrutura física, quanto nas condições de trabalho e quantidade de profissionais necessários para desempenhar as funções dos setores, situações que estavam sendo acompanhadas e monitoradas pelo MP.

O processo estava em andamento há mais de dois anos, com vistorias ocorrendo regularmente, sem providências evolutivas para solucionar a situação.

A nova equipe da Secretaria de Saúde entendeu a gravidade e a necessidade de melhorias no setor, e após reorganizar e estruturar a equipe, deu início as obras para ofertar um local adequado para o desenvolvimento das atividades. O resultado foi que, além oferecer um ambiente e melhores condições de trabalho, no dia 26 de agosto de 2021, o processo iniciado contra o município foi arquivado, após nova vistoria realizada pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, que atestou a regularidade da situação, onde ficou comprovado o reforço da equipe de fiscalização e iniciativa para melhorias materiais, cumprindo a finalidade inicial do processo.

Acompanhe
nossas
redes sociais