Desenvolvimento sem fronteiras

Opinião

Edson Brum

Edson Brum

Único deputado estadual do Vale do Taquari

Assuntos do cotidiano e política

Desenvolvimento sem fronteiras

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Nesta semana, participei da missão internacional do governo do Estado durante cinco dias. Foram cinco dias de compromissos na Espanha e na França em busca de novos investimentos e de oportunidades na área da inovação, sustentabilidade e mobilidade.

As agendas integram uma série de eventos que a Sedec terá até novembro com o intuito de contribuir ainda mais com a retomada da economia gaúcha. Por meio deles, mostramos ao mundo o ambiente favorável a novos investimentos que criamos. Ao mesmo tempo, divulgamos produtos e serviços feitos em nosso Estado e incitamos a abertura de novos mercados.

Na capital espanhola, Madri, fomos na South Summit Madrid, maior evento do sul da Europa, que reúne anualmente empreendedores, investidores, startups e corporações. Visitamos também o banco Santander, que abriu uma central de atendimento remoto em Novo Hamburgo. Até o final deste ano, devem ser gerados 4,5 mil empregos diretos.

O roteiro incluiu ainda encontros com empresários na Câmara de Comércio, reunião na sede da Iberdrola, empresa que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica, e no grupo Sacyr, que assumiu a concessão da RSC-287 (Tabaí-Santa Maria).

Em Barcelona, conhecemos o projeto 22@Barcelona, o Distrito de Inovação, região que quer se reinventar para estimular o crescimento econômico da cidade, apostando na inovação. Nosso roteiro se encerrou no sul da França, em Toulouse, com visita ao Centro Europeu de P&D da Transportation Technologies (HyperloopTT). A empresa firmou acordo com o governo estadual para o estudo inicial de viabilidade do trem ultrarrápido entre Porto Alegre-Serra.

Paralelamente, ocorreu em Caxias do Sul a 30ª Mercopar, considerada a maior feira de inovação industrial e negócios da América Latina, da qual somos apoiadores. Durante três dias, a Sedec funcionou diretamente do evento e nossa equipe participou de debates, fóruns e palestras. Disponibilizamos ainda R$ 500 mil para custear estandes para 50 projetos selecionados.

Nos próximos dias, estarei representado pelo secretário-adjunto Joel Maraschin na Alemanha, no Anuga, evento bianual considerado a maior feira de alimentos e bebidas do mundo. São mais de 100 países, 7 mil expositores e 170 mil visitantes.

Ainda teremos pela frente a WebSummit em Portugal, maior conferência de tecnologias da Europa, e a ExpoDubai, focada em soluções para sustentabilidade, mobilidade e oportunidades. É o desenvolvimento do nosso RS, cada vez mais sem fronteiras.

Acompanhe
nossas
redes sociais