Depois de 25 anos da primeira vez que foi licitada, a obra para o asfaltamento da VRS-482 deu mais um importante passo para sair do papel. O prefeito Jari Hunhoff, entregou na quarta-feira, 22, os documentos que faltavam para o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) autorizar a parceria entre o governo estadual, Capitão e Arroio do Meio.
“Acreditamos que na próxima semana seja feito o convênio. A assinatura dos dois municípios ocorre junto”, projeta Hunhoff.
Dois meses depois da assinatura do convênio, as máquinas devem iniciar os trabalhos. Cinco quilômetros do trecho são de responsabilidade de Capitão. A obra foi orçada em R$ 8,2 milhões, dos quais R$ 2,7 milhões são provenientes do governo estadual por meio do programa Pavimenta.
Histórico da obra
O asfaltamento da estrada entre Capitão e Arroio do Meio foi licitado em 1997. A obra foi concedida para uma empreiteira paulista durante o governo de Antônio Brito.
As máquinas chegaram a se deslocar para o distrito de Arroio Grande, em Arroio do Meio, mas foram interrompidas diversas vezes. Em 2012, a construtora responsável declarou falência.
Com isso, a comunidade ficou desassistida de acessos asfálticos até 2020. No ano passado, foi inaugurada a pavimentação entre Encantado e Capitão.