O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) promoveu na manhã de segunda-feira, 13, a Assembleia Regional de lançamento da Consulta Popular 2021. Com a presença de representantes do Estado, o processo foi apresentado a líderes políticos e de entidades da região.
Neste ano, a cédula de votação do Vale será composta por três projetos. Somente o mais votado será contemplado. O resultado será conhecido no dia 2 de dezembro. O valor destinado para a região é de R$ 942,8 mil.
Destes projetos, dois são sugeridos pelo Codevat. Eles começam a ser discutidos na próxima assembleia regional virtual, que ocorre em 4 de novembro, às 16h.
A terceira proposta será escolhida por meio de aplicativo, no qual todas as pessoas podem apresentar sugestões.
Participação popular
A novidade deste ano no processo é o aplicativo Colab. Pela primeira vez a população poderá encaminhar ideias para o desenvolvimento da sua região. O envio das propostas é feito 100% digital.
“Engajar as pessoas, essa é a grande característica. E agora essa discussão começa pelas sugestões. O cidadão participa e passa a defender sua proposta, mobilizando amigos e familiares a também se cadastrarem e interagirem para eleger a mesma”, diz Luciano Moresco, presidente do Codevat.
As sugestões são encaminhadas em formato de postagem, como ocorre em uma rede social. A pessoa tem o limite de 120 caracteres para escrever a proposta, podendo também utilizar uma foto para ilustrar.
As propostas devem ser encaminhadas até o dia 12 de outubro via aplicativo e precisam ter caráter regional. Por isso, o governo do Estado e o Codevat irão analisar a viabilidade de cada uma das ideias recebidas. Depois desta validação, os projetos serão inseridos na plataforma.
A ideia é que as pessoas acessem e também interajam com a proposta que avaliarem ser a mais relevante. É possível também adicionar sugestões de alterações e melhorias nos projetos. Aquela que receber mais interação no aplicativo, desde que com caráter regional, será a proposta que vai compor a cédula do Codevat.