Semana Farroupilha volta após um ano de suspensão

CULTURA

Semana Farroupilha volta após um ano de suspensão

Divulgada na tarde de ontem, programação do evento marcado de 14 a 20 de setembro conta com orquestras e grupos artísticos municipais, além da presença de Daniel Torres e Borghettinho com o Show Farroupilha em Movimento

Por

Atualizado sábado,
16 de Setembro de 2021 às 08:35

Semana Farroupilha volta após um ano de suspensão
Acampamento Farroupilha começou a ser montado no Parque dos Dick. Os 15 ranchos já estão alugados (foto: Renata Lohmann)

Quem passar pelo Parque dos Dick nos próximos dias pode conferir a preparação do município e entidades para a 3ª Semana Farroupilha de Lajeado. A programação marca a retomada dos eventos na cidade. Entre as atrações, estão grupos artísticos e orquestras locais.

A novidade deste ano será o Show Farroupilha em Movimento, um caminhão que percorrerá as principais ruas de Lajeado com apresentações dos artistas Daniel Torres e Borghettinho.

Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel afirma que o evento busca valorizar também os artistas locais e conta com apresentações da Orquestra de Concertos de Lajeado, Grupo de danças da Aldeia Foxá, e do Grupo Alma Crioula. “A programação está muito boa e, além das atrações, também terão os grupos de violeiros e gaiteiros que quiserem participar durante o acampamento. Será um momento de confraternização e cultura”, realça.

A abertura marcada para dia 14 às 19h30min, contará com a chegada da Chama Crioula e um cerimonial em homenagem às mulheres tradicionalistas, já que em 2021 se comemora o bicentenário de Anita Garibaldi. Inclusive, a patrona da Semana Farroupilha será Nelsy Cattoi Conte, 84, que foi prenda em 1955 e ainda é frequentadora do CTG Bento Gonçalves. Toda a programação será feita no Parque dos Dick, e ainda pode sofrer alterações.

A montagem do Acampamento Farroupilha começou ontem, com 15 ranchos, já alugados. Os espaços vão abrigar os CTGs, grupos de amigos e empresas. Por isso, parte do estacionamento do Parque dos Dick ficará interrompido até o fim da atividade. O Grupo A Hora também estará presente com programação especial na Rádio 102.9.

Para um evento seguro

Reckziegel frisa que a edição busca evitar a aglomeração. “Como foi em 2019, esperamos que tenha uma movimentação no parque, mas com cautela. Estou tranquilo em relação ao evento, o momento é favorável”, afirma.

Além do uso da máscara e dos protocolos sanitários básicos, o município se reúne na próxima sexta-feira, 03, para definir outras medidas contra a covid-19. A possibilidade de exigir caderneta de vacinação dos visitantes para comprovar a imunização no momento do acesso, será avaliada. “São coisas que ainda vamos decidir para garantir diversão e segurança”, ressalta Reckziegel.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde dará suporte ao evento. Também será avaliada a possibilidade da aplicação de testes rápidos e a aferição da temperatura dos participantes. A recomendação do município é que os visitantes tenham recebido pelo menos a 1º dose da vacina contra a covid-19.

Também haverá regras para participação de entidades e tradicionalistas no acampamento, como horário de abertura e fechamento, não presença de cavalos e a não comercialização de produtos. A Ervateira Rei Verde estará no local oferecendo erva e água quente. A orientação é que cada um leve os utensílios para tomar o chimarrão de forma individual, sem compartilhar a cuia.

O evento é organizado pela prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com a Associação Municipal da Tradição Gaúcha (AMTG).


Confira a programação:

14/09 – Terça-feira

  • 19h30 – Abertura – Chegada da Chama e homenagem à Patrona
  • Apresentação dos alunos das Oficinas de Musicalização da Casa de Cultura
  • 21h – Show de Ênio Medeiros

15/09 – Quarta-feira

  • 17h – Show Farroupilha em Movimento, com Daniel Torres e Borghettinho, que percorrerão as ruas de Lajeado.

16/09 – Quinta- feira

  • 20h – Show de Lisando Amaral

17/09 – Sexta-feira

  • 19h – Orquestra de Concertos de Lajeado
  • 21h – Batecasco

18/09 – Sábado

  • 19h – Oração à terra
  • 21h – Tornado da Vanera

19/09 – Domingo

  • 17h – Grupo de danças da Aldeia Foxá (participação de Caroline Scariot)
  • 19h – Orquestra Jovem de Lajeado
  • 21h – Lida Bruta

20/09 – Segunda-feira

  • 9h – Cavalgada (saída do Parque Ney Santos Arruda) com recepção no acampamento
  • 17h – Show de Pablo Pereira
  • 19h – Apagar da Chama e protocolo de encerramento, com participação do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi
  • 21h – Alma Crioula

Acompanhe
nossas
redes sociais