O LabiLá – Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado, um espaço dedicado à promover a inovação, a cocriação e a testagem de novas ideias está ganhando forma no município. Neste momento, o galpão alugado pela Prefeitura de Lajeado para sediar o projeto, situado em frente à Praça do Chafariz, está passando por uma remodelação.
Estão sendo feitas reformas estruturais na parte interna do galpão. Paredes, esquadrias, piso e telhado serão remodelados a fim de organizar melhor os espaços do local. Além disso, serão construídos sanitários e um mezanino, que terá vista para o jardim. A proposta do projeto busca transformar o espaço, de caráter industrial, em um ambiente agradável, descontraído, proporcionando condições adequadas de uso e permanência alinhadas à proposta de inovação.
O espaço terá 464 metros quadrados e contará com recepção, oficinas de aprendizagem, espaço de trabalho compartilhado (coworking), área de alimentação, sala de conferências e espaços de lazer e pátio aberto. Camila Bratti Volken, do setor de Projetos da Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (SEPLAN), uma das responsáveis pela elaboração do projeto, explica que “o objetivo foi tornar os ambientes integrados, com layout flexível, possibilitando diversas ocupações. Será um ambiente de aconchego e bem estar, oferecendo aos usuários uma experiência de inovação, conexão e troca de ideias”.
Para desenvolver a proposta, a SEPLAN buscou inspiração em lugares que tivessem como conceito a inovação e que fomentem o uso colaborativo dos espaços. Entre eles, o Instituto Caldeira em Porto Alegre (foto anexa, com a equipe em visita), o Vibee da Unimed, o Conexo (braço de inovação das Empresas Randon) e o instituto Hélice de Caxias do Sul.
Neste hub de inovação pública, além do laboratório exclusivo para atender projetos de inovação das secretarias de governo, serão instalados os escritórios do Pacto Lajeado pela Paz e do Programa Federal Lab 4.0, coordenados pelo governo municipal. A ideia é também trazer para dentro do laboratório empresas, cooperativas e instituições que queiram desenvolver projetos de inovação social na cidade ou região.
Enquanto a obra não está concluída, o LabiLá está funcionando em uma sala cedida pela Unimed VTRP, localizada no prédio da entidade, no Centro de Lajeado. Vários projetos do Laboratório já estão em andamento na cidade, como é o caso do Waze for Cities, Projeto de Parcerias Público-Privadas (PPPs) de Iluminação Pública Inteligente, um aplicativo para atendimento de pacientes da rede pública de saúde (que será disponibilizado nas próximas semanas), bem como projetos na área de mobilidade, educação e parcerias com o Programa Pro_Move, Vibee da Univates e com o Instituto Caldeira.
A expectativa é abrir as portas do Laboratório à comunidade até o final do ano.