Em 1981, 24 agricultores de Teutônia se uniram e fundaram a Cooperativa Rural Ouro Branco, a Crediouro. Depois de 40 anos, o negócio cresceu, adotou a marca Sicredi e impacta diretamente mais de 71 mil associados. E a meta é aumentar o número em pouco tempo.
“Queremos ter 100 mil associados quando completarmos nossos 50 anos. Na verdade, planejamos isso para 2026, daqui a cinco anos. Queremos continuar evoluindo e levar mais pessoas para a prosperidade”, diz Neori Ernani Abel, presidente da Sicredi Ouro Branco.
Outro objetivo futuro é ampliar as ações de cunho social e aumentar o retorno para a comunidade. Entre estes projetos está o de aulas de educação financeira para jovens, trabalhos de liderança com estudantes e doações para o fundo social, que neste ano destinou cerca de R$ 700 mil para hospitais da região.
“Tudo o que o associado deposita na sua conta e todos os recursos que circulam na cooperativa voltam para a comunidade em forma de incentivos para o desenvolvimento local. É um direito da comunidade que gera riqueza receber isso de volta no formato de investimentos”, destaca Abel.
O vice-presidente da cooperativa, Silvo Landmeier, se associou à cooperativa antes de ela completar um ano de fundação. Ele lembra os desafios de começar do zero e conseguir novos associados. Depois de comprar uma propriedade, Landmeier viu na Sicredi uma aliada para o seu crescimento. “Tenho certeza que isso aconteceu também para muitos pequenos produtores. Quando eu me associei, gostei muito e indicava a cooperativa para conhecidos”, lembra.
Criação de núcleos
Até 2006, a Sicredi Ouro Branco permitia apenas a admissão de contas de pessoas da produção primária, como produtores rurais e agricultores. A partir daquele ano, passaram a aceitar todos os públicos.
“Passamos de atender uma única atividade para atuar com todos os públicos. Foi uma mudança muito interessante. Nossa estrutura e equipe de profissionais foram reforçadas. A cooperativa se tornou aberta para todos se associarem e utilizarem nossos serviços”, diz o presidente.
Esta expansão fez o número de associados aumentar. Em 2011, optaram por dividir a cooperativa em núcleos. Hoje são 103 núcleos, divididos por critérios de localidade. Em cada um deles cerca de 700 pessoas se reúnem para debater temas estratégicos à cooperativa. Depois disso, representantes de cada um dos núcleos se reúnem em assembleia geral.
Novas agências
A cooperativa tem 21 municípios na sua área de atuação e possui atualmente 22 agências. Para o mês de setembro está programada a inauguração da primeira agência de Tabaí.
Até o final do ano, Montenegro também receberá uma nova agência e, no ano que vem, a terceira agência de Teutônia será inaugurada. Com isso, serão 25 locais na área de abrangência da Sicredi Ouro Branco.