Com as constantes transformações no mundo dos negócios, hoje os formatos de expansão empresarial mais reconhecidas e aplicadas são o crescimento orgânico e a expansão por meio de fusões com outras companhias, aponta o Diretor da Dale Carnegie Vale do Taquari Gabriel Garcia.
“O crescimento orgânico parte das próprias forças da empresa e exige uma gestão altamente eficiente. Já as fusões envolvem parcerias estratégicas com outros grupos empresariais, permitindo ampliar o portfólio e alcançar novos mercados com base em uma visão mais abrangente de negócio, que envolve não apenas a entrega do serviço, mas outros fatores determinantes”, explica Garcia.
No entanto, o especialista destaca que não se deve ser simplista, mas sim buscar a simplicidade com clareza. “Um dos primeiros passos é entender como o modelo de negócio opera. A partir disso, é possível definir quais elementos potencializam o crescimento e evitar exageros nos processos de apoio. Por exemplo, se é uma empresa de vendas, a cultura precisa ser voltada à produtividade, cumprimento de prazos e responsabilidade. Esses valores devem estar enraizados no negócio”, afirma.
Acompanhe a entrevista na íntegra: