Com 380 crianças na fila, Teutônia acelera obras de creches

EDUCAÇÃO

Com 380 crianças na fila, Teutônia acelera obras de creches

Com a maior lista de espera na região, município busca reduzir deficit com construção de nova creche e ampliação de escola já existente

Com 380 crianças na fila, Teutônia acelera obras de creches
Obra para EMEI Doce Infância começou ontem em Teutônia . Escola deve atender a 80 crianças de quatro meses até cinco anos de idade (foto: divulgação)
Vale do Taquari

O retorno às atividades escolares presenciais coloca em pauta a espera por vagas nas instituições de Educação Infantil. Na soma das seis principais cidades da região, a fila chega a mais de mil crianças. Teutônia, município com a maior lista, começou nessa segunda-feira a reforma de um prédio destinado para nova escola de ensino infantil.

A espera de algumas das 380 crianças teutonienses deve chegar ao fim nos próximos meses. Essa é a expectativa da administração municipal, que projeta a inauguração da EMEI Doce Infância, no bairro Canabarro, para o mês de dezembro. O contrato foi assinado e a ordem de serviço emitida, permitindo o início das adequações no local.

O investimento total é de quase R$ 1 milhão, entre a aquisição da casa e o orçamento da reforma. A secretária da Educação, Fabiana Lampert, explica como ocorreu a compra e como será a estrutura. “Uma família morava nessa casa até um tempo atrás e ela foi adquirida pela administração passada com recursos do Fundeb. O engenheiro da prefeitura fez todo o projeto, sempre respeitando o que precisamos para uma escola de educação infantil”.

Com uma área de mais de 300m², a EMEI Doce Infância vai contar com refeitório, seis salas de aula, fraldários, uma sala de amamentação, banheiros adequados, solarium e uma área coberta. A perspectiva é receber 80 crianças, com prioridade para atendimento às demandas do bairro.

Municípios justificam espera

Em outros municípios a fila tem um número considerável. Estrela tinha 150 crianças na lista de espera, abriu duas turmas, abrindo mais 32 vagas, mas a demanda voltou a crescer. Agora são 283 crianças no aguardo. “Com o anúncio do retorno às atividades 100% integrais, na última semana nós tivemos mais 165 inscrições”, explica a secretária da Educação, Elisângela Mendes.

De acordo com as regras do município, nem todas as crianças tem direito a vaga. Equipes da Educação farão visitas às famílias solicitantes, para comprovar que todas residem em Estrela. E aumentar a oferta segue no planejamento estrelense. “Nós encaminhamos para licitação projetos de ampliações de salas para que possamos suprir mais essa demanda”, finaliza Elisângela.

A coordenadora das EMEIs de Encantado, Gabriela da Costa, aponta alguns motivos para o total de 179 alunos na fila do município. “Retornando o turno integral pode diminuir esse número, mas todos os dias vem novas inscrições. São pessoas que migram do ensino particular para o público, além da população que aumenta constantemente”.

Acompanhe
nossas
redes sociais