Está definido o cronograma de debates sobre as unidades regionais de saneamento básico a serem promovidos pela Assembleia Legislativa em conjunto com os prefeitos gaúchos e demais parlamentares (veja mais abaixo). O calendário foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 02, pelo presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB). Os encontros serão virtuais, divididos conforme as regiões dos blocos, e abertos para os gestores e deputados. O parlamentar já havia anunciado a iniciativa em reunião com a Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal) na última quinta-feira, 29.
Segundo Gabriel, a discussão do tema com os prefeitos é fundamental para a construção da melhor alternativa para os municípios gaúchos, que possuem a concessão dos contratos dos serviços de água e saneamento básico. “Vamos reunir os gestores locais e os 55 deputados para dialogar sobre o assunto, refletir sobre os projetos do Executivo que já se encontram na Assembleia Legislativa, e pensar em oportunidades de melhorias”, destacou. Prefeitos interessados em participar podem realizar a sua inscrição por meio do telefone (51) 3210-2245 ou pelo e-mail presidencia@al.rs.gov.br.
Os cidadãos também podem fazer as suas contribuições, bem como consultar os projetos nº 210/21 e 234/21, do Executivo, que criam as unidades regionais de saneamento básico, pelo site www.al.rs.gov.br/consultapublica.