O avanço da vacinação contra a covid-19 e a melhora em índices hospitalares fazem com que municípios projetem a retomada dos eventos presenciais no Estado. A organização da Expointer 2021, agendada para setembro, inspira outras feiras, como a Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, e a Expofeira, em Pelotas.
No Vale do Taquari, a Expovale chegou a ser agendada para o segundo semestre, numa edição conjunta com a Construmóbil. Contudo, a organização adiou a feira para 2022. Já a Estrela Multifeira mantém sua programação para dois fins de semana de outubro e novembro.
A retomada dos eventos específicos é considerada importante para o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Paulo Kohlrausch. Lembra que estes contribuem com o turismo e a economia dos municípios, mas destaca que é necessário respeito aos protocolos para que se evite um retrocesso.
“Nós temos um comitê técnico que avalia as ações em nível regional. E a volta dos eventos também deve ser analisado por ele, para que esses movimentos ocorram da melhor forma possível e sigam todos os critérios de saúde. Embora seja importante para a retomada da economia, todos os cuidados são necessários”, avalia Kohlrausch.
Pelos protocolos do Sistema 3As de Monitoramento, eventos que reúnam mais de 600 pessoas necessitam de aprovação de, no mínimo, dois terços dos prefeitos de municípios da região Covid.
Empreendedorismo
A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e o Grupo A Hora preparam a segunda edição do EmpreInove. O fórum estadual, que debate empreendedorismo, estratégia e inovação está agendado para 23 de novembro, no Clube Tiro e Caça, e marcará o centenário da entidade e a volta dos eventos corporativos no Vale.
Os palestrantes serão divulgados nos próximos dias. Voltado a um público mais segmentado, o EmpreInove é visto como um “termômetro” dentro da entidade para a retomada de outras atividades presenciais. A Acil também voltou a promover as reuniões-almoço com a presença de público.
“Até novembro, acreditamos que a maioria das pessoas estarão imunizadas com a primeira dose. O online foi e ainda é importante, mas há a necessidade de retomar o convívio. O EmpreInove é um evento mais específico, e ocorrerá num local amplo. Será um marco para nós”, comenta a vice-presidente de Administração da Acil, Graciela Black.
Evento-teste em POA
Um evento-teste reuniu quase 600 pessoas em Porto Alegre, entre a tarde e noite do último domingo, 25. A atividade ocorreu em uma casa noturna na zona norte da capital. Foi o primeiro do tipo a ser promovido desde o começo da pandemia.
Todos os clientes que compraram ingressos para a festa tiveram de ser testados. Apenas nove apresentaram resultado positivo para covid-19, enquanto outros 24 não compareceram à testagem. Os exames foram aplicados no sábado e uma retestagem foi feita na área externa da casa noturna, no dia da festa, com 200 participantes.
O governo da capital está num embate com o Palácio Piratini. O impasse está no plano elaborado pelo município para retomada gradual de eventos. O Estado pede mais esclarecimentos para a liberação das atividades.
Congressos, feiras e exposições no sistema 3A’s
Até 300 pessoas
• Sem necessidade de autorização;
De 301 a 600 pessoas
• Autorização do município sede;
De 601 a 1,2 mil pessoas
• Autorização do município sede e da região Covid (aprovação de 2/3 dos prefeitos da região ou gabinete de crise);
Acima de 1,2 mil até 2,5 mil pessoas
• Autorização do município sede, da região Covid (aprovação de 2/3 dos prefeitos da região ou gabinete de crise) e autorização do gabinete de crise do governo do Estado;