Institutos de meteorologia alertam para frio extremo na segunda metade da próxima semana. Antes disso, há previsão de calor e chuva. A temperatura máxima para sábado e domingo pode atingir 30°C na região.
O ar de origem polar tem potencial de ser um dos mais intensos do século, é o que projeta a MetSul Meteorologia.
Modelos analisados pelo instituto, indicam maior intensidade de frio comparado a junho e a frente fria desta semana.
“Que será uma onda de frio intenso não se tem dúvida, mas faltam ainda quatro dias para a sua chegada e existem pontos em aberto para definir a intensidade e a possibilidade de neve”, observa a meteorologista Estael Sias.
A expectativa é de temperatura próxima a 0°C, no Vale do Taquari, entre quarta e quinta-feira, 29, quando o ar polar ingressa no estado. Esse período de frio intenso deve se estender por alguns dias, com maior força até o sábado, 31.
Geada
Presença de nuvens em alguns dias, traz sensação térmica ainda mais baixa, mesmo durante à tarde. Com áreas de instabilidade se afastando há risco de geada de forte intensidade. Municípios da região alta, a exemplo de Boqueirão do Leão, tem previsão de -2°C.
“A geada já traz impactos negativos na agricultura, principalmente na cultura do milho, laranja e hortaliças”, alerta Estael. Neste aspecto, produtores no estado do Paraná já contabilizam perdas de 80% na safra de grãos, em decorrência do frio e geada das últimas semanas.
Neve
Conforme a MetSul, a probabilidade de neve nas áreas de maior altitude do RS é muito alta. “Projeções de neve estão, contudo, sujeitas a enormes mudanças e o que se esboça está longe de ser definitivo”, observa a meteorologista Estael Sias.
Hoje, o cenário, a partir de modelos climáticos, sinaliza para chance de precipitação invernal (neve em flocos ou chuva congelada). Chance média a alta para municípios com altitude próxima a 800 metros. Para cidades com altitude entre 400 a 700 metros a chance de neve é pequena.
Chuva abaixo da média
A previsão de chuva abaixo da média está mantida para os próximos meses. Para a próxima semana, os acumulados previstos estão abaixo de 30mm. Caso confirme, julho encerra com déficit hídrico. A média histórica para o Vale do Taquari é de 143mm, até agora, a precipitação varia entre 6 e 17mm.
Dados de institutos meteorológicos indicam baixos acumulados também em agosto e setembro. O resfriamento do oceano Pacífico impede o avanço de instabilidade sobre a região sul.