O governo de Lajeado e o aplicativo de trânsito e navegação Waze firmaram uma parceria com o propósito de melhorar a mobilidade urbana, a segurança e a prestação dos serviços públicos na cidade. A adesão ao “Waze for Cities” será formalizada em agosto, durante evento na Univates. Trata-se do segundo município gaúcho a participar da iniciativa.
A parceria surgiu por meio do Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (LabiLá), que integra as ações do Pro_Move Lajeado. Pelo aplicativo, os usuários poderão informar anomalias no trânsito, como buracos na via, semáforos estragados, acidentes, engarrafamentos ou obstruções de passagem.
As informações possibilitarão ao governo providenciar reparos necessários no trânsito e na sinalização de intervenções, como bloqueios de ruas e pontos de redução de velocidade. Ainda terá o compartilhamento, em tempo real, da circulação dos caminhões de recolhimento de lixo e localização oficial de pontos de campanhas oficias e temporárias, como vacinação.
Segundo a coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologia de Lajeado, Mariela Portz, a parceria vai incrementar o mapa de Lajeado, com informações atualizadas, e avança no conceito de cidade inteligente. “A ferramenta vai aproximar o cidadão do órgão público, com menos burocracia, e vai oferecer mais segurança e agilidade para quem nos visita”, destaca.
O mapa do Waze será acompanhado por dois agentes de trânsito do município. Os profissionais serão capacitados para operar a plataforma.
Varredura e atualização
No próximo domingo, 25, o LabiLá, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e editores voluntários do Waze farão uma espécie de “varredura” nos endereços de Lajeado, o “MapRaid”.
A ação ocorrerá no Vibee da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, no bairro São Cristóvão, e terá transmissão online. “Pegaremos informações de associados da Acil, Sebrae e CDL para atualizar os endereços que hoje não estão no mapa por algum motivo. E já contarão, além do endereço, com horários de atendimento e telefone”, explica Mariela.
Também serão atualizados dados de praças, nome de ruas, órgãos governamentais e serviços públicos.
“Todos se beneficiam”
O lajeadense Michel Machado é voluntário do Waze desde 2014 e coordena a comunidade de voluntários do aplicativo. Para ele, a iniciativa será importante não só para o usuário, mas para o próprio planejamento da cidade.
“O próprio usuário vai ajudar. Ele pode informar sobre um buraco, ou que ocorreu um acidente, ou simplesmente rodar com o aplicativo pela cidade que as informações serão repassadas à prefeitura, que notará um movimento muito maior ou menor numa determinada rua. Todos os lados se beneficiam com essa parceria”, afirma.