Datas importantes para o comércio, o Dia dos Avós e o Dia dos Pais se aproximam e animam lojistas do Vale do Taquari.
A Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela lançou na quarta-feira, 21, a campanha “Meu Pai é Minha Estrela”, com duração até 8 de agosto. A premiação terá um e-book, uma poltrona do papai, uma churrasqueira elétrica, uma caixa de som Bluetooth e um tablet.
A cada R$ 50 em compras, o cliente ganha um cupom para concorrer. São 72 empresas participantes, em vários ramos, como confecções, calçados, alimentação e mobiliário. O sorteio dos prêmios ocorre no dia 10 de agosto, na prefeitura de Estrela.
Em Lajeado, a mobilização começa nos próximos dias. A CDL ainda aguarda a passagem do Dia dos Avós (26 de julho) para iniciar os movimentos alusivos ao Dia dos Pais. A tendência é que a campanha no comércio lajeadense comece na terça-feira da próxima semana.
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomércio-RS) tem a expectativa de retomar o nível de vendas de 2019, no período anterior à pandemia. A entidade, no entanto, vê a inflação em alta e o comportamento mais cauteloso do consumidor como barreiras para chegar neste objetivo. Roupas, calçados e acessórios devem ser os itens mais procurados para presentear os pais.
Na análise do presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn, os lojistas precisam adaptar suas estratégias conforme o público-alvo, disponibilizando ofertas, alternativas de pagamento e presença online, para incrementar as vendas.
Avós em evidência
O Dia dos Avós tem um crescimento recente como evento comercial. Comemorado em 26 de julho, até poucos anos atrás era uma data pouco relevante no contexto econômico. A CDL Lajeado desenvolveu a campanha “Meus Avós são Top”, com algumas dicas para estimular o consumo.
Soraide Graf, diretora executiva da entidade, destaca que existem diversos tipos de avós e que os presentes também podem variar conforme o perfil. “Tem os avós tradicionais e os modernos. De um par de pantufas a um celular moderno vão agradar a cada avô ou avó”, ressalta.
Há expectativa por resultados positivos, ainda que não seja a data com o maior apelo comercial. “Esta não é uma data que dê para comparar com o Natal ou Dia das Mães, mas vem crescendo de uns anos para cá”, afirma Soraide.