No dia em que completa 90 anos de fundação, o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, se despede de um de seus mais queridos participantes desta trajetória: morreu, às 2h34min da madrugada deste sábado, aos 94 anos, o médico Günter Gauby Fleischhut. Um dos médicos mais conhecidos de Lajeado, ele estava internado desde o dia 5.
Cardiologista, era filho de um dos fundadores e primeiro diretor do Hospital Bruno Born, Roberto Fleischhut.
Günter iniciou sua história no HBB em 1958: antes, graduou-se em Filosofia e formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1955.
Casado com Ellen Wollheim Fleischhut, por mais de dez anos Günter foi Diretor Técnico do HBB. Ele também foi fundador do pronto-socorro do hospital e um dos fundadores da Altomed (Cooperativa de Prestação de Serviços Médicos e Hospitalares do Alto Taquari Ltda.), que precedeu a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP), tendo sido seu primeiro presidente. Em 2014, foi homenageado pelo curso de Medicina da Univates, dando seu nome ao Diretório Acadêmico.
“É uma perda que lamentamos muito especialmente em função de sua trajetória humana e profissional. Com certeza o HBB tornou-se um hospital melhor por conta de seu trabalho, de sua passagem por aqui. Nossas homenagens e sinceros votos de pesar à família”, diz o Diretor Executivo do HBB, Cristiano Dickel.
Ele era conhecido pelo carinho e atenção com que tratava os pacientes – fruto, especialmente, de um tempo em que a medicina era diferente, com os médicos mais próximos das pessoas que precisavam do atendimento. Em 2014, em uma entrevista, ele revelou, em uma frase, o seu sentimento com esta relação: “Havia histórias tão bonitas que, às vezes, achava que eu que deveria pagar o paciente pela história e não ele pagar pela consulta.”