A manhã de sábado, 3, foi de protesto em Encantado. Cerca de 80 pessoas se manifestaram contra a permanência da praça de pedágio na localidade de Palmas, na ERS-130. O ato reuniu moradores da localidade, mas teve o apoio de vereadores e outras autoridades.
A manifestação foi acompanhada pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar de Encantado. Em comum acordo com os participantes, foi permitido o bloqueio do tráfego nos dois sentidos, com intervalos de cinco minutos a cada 15 minutos de cancelas fechadas. Em alguns momentos, os ânimos se exaltaram entre manifestantes e motoristas que pretendiam seguir viagem.
Faixas e cartazes mostravam a indignação da comunidade, que convive com a cobrança da pedágio há 23 anos. “No começo, a antiga concessionária até nos dava mais atenção, mas agora não tem mais condições. Nosso campo não tem mais nada, ninguém mais quer vir jogar em Palmas porque tem que pagar pedágio”, comenta a merendeira Jocelina Sott, 52.
Um dos líderes do movimento, o vereador Joel Bottoni ressaltou que a manifestação é uma forma da comunidade expressar seu sentimento quanto à praça de pedágio na localidade. “É um sentimento de isolamento há 23 anos. Não queremos que a comunidade continue dividida pelo pedágio”, afirma.
Concessão
O prefeito Jonas Calvi também esteve presente e manifestou apoio aos moradores da localidade. “Não queremos indicar para onde a praça deve ir. O que nós queremos é que ela saia aqui de Encantado. E pelo andamento das reuniões que tivemos, da concessão, se prevê que uma praça não possa dividir uma comunidade”, salienta.
Antes de apresentar o estudo de concessão das rodovias às lideranças da região, o governo do Estado sugeriu que a praça de pedágio fosse deslocada a Arroio do Meio, saindo de Encantado. Porém, a possibilidade foi rechaçada pela comunidade local.
Cruzeiro do Sul
Neste domingo, 4, outro protesto na região pedirá o fim da cobrança de pedágio. A manifestação, desta vez, ocorrerá em Cruzeiro do Sul, com início previsto para as 10h. Haverá uma carreata com saída do Centro, em direção à praça localizada em Boa Esperança, na RSC-453.