O doutor e médico psiquiatra Olivan Moraes foi o entrevistado do programa “A Hora Bom Dia”, da manhã deste sábado, 3, na Rádio A Hora 102,9. O profissional abordou as síndromes relacionadas à saúde mental, sobretudo a síndrome de burnout, que é um distúrbio que causa exaustão excessiva e esgotamento profissional.
Segundo Moraes, a síndrome atinge profissionais de diversas áreas e que os primeiros sinais do distúrbio são quando as pessoas deixam de sentir prazer ao trabalhar.
“Ela começa a perceber que está cansada daquilo. A exaustão emocional é a primeira fase. Depois, começa a se desconhecer, ficar diferente do que era. E as pessoas ao seu redor percebem isso. E você passa a questionar sua satisfação profissional”, alerta.
De acordo com o médico, uma forma de evitar o esgotamento total é fazer o chamado descanso ativo. “É uma orientação que gosto de passar. Achar uma atividade que te envolva e se desafiar. Como fazer uma caminhada mais longa, duas vezes por semana. São fatores protetores”, comenta.
Ansiedade
Segundo Moraes, a previsão inicial, de aumento de diagnósticos de ansiedade na população após o começo da pandemia, se confirmou. “Sem dúvidas, isso acontece. Pela pandemia, pelo isolamento. E não somente pela ausência de perspectiva de término, mas também com questões relacionadas à própria vacina, de quanto tempo falta para a pessoa ser vacinada”, salienta.
Para o profissional, o lado positivo é de que as pessoas estão buscando ajuda, facilitando o tratamento. “Elas procuram o psiquiatra, o psicólogo, até pedem auxílio para amigos e familiares”.
OUÇA A ENTREVISTA