Por iniciativa conjunta, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza e o presidente da Famurs, Maneco Hassen, vão iniciar na próxima terça-feira, 22, uma série de reuniões virtuais entre prefeitos, deputados estaduais e o governo do Estado para debater a elaboração de um projeto de lei que crie unidades regionais de saneamento básico que contarão com operações de saneamento compartilhadas.
A definição ocorreu durante reunião na tarde desta terça-feira, 15, entre o presidente da Famurs, Maneco Hassen, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza e o ex-presidente da Famurs e futuro coordenador-geral da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, que representou o Presidente eleito da Federação, Eduardo Bonotto.
O grupo definiu, junto com a Casa Civil, para a próxima terça-feira, 22, um novo encontro virtual para apresentação da proposta elaborada pelo Governo do Estado – que de acordo com o Executivo será anunciada nos próximos dias – aos deputados e prefeitos gaúchos.
O prazo, de acordo com o Marco Legal do Saneamento, para que os estados criem as unidades regionais é o próximo dia 15 de julho.