Em seu comentário semanal, durante o programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, nesta sexta-feira, 14, o médico Hugo Schünemann avaliou os impactos das alterações propostas por prefeitos do Vale do Taquari quanto às medidas da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Taquari.
O comentarista, que vem acompanhando as discussões sobre a APP, ressalta que o tema precisa ser estudado com muito cuidado e inteligência. “Por que esses projetos não podem ser feitos em outros locais onde essa questão não entra? O que for feito agora podemos levar 30 a 50 anos para recuperar, se der errado”, observa.
De acordo com o médico, a ideia de manter uma mata perto do rio é para que este segure o leito. “Precisamos projetar os danos que isso terá no futuro, pois não vamos ter mais área verde daqui alguns anos”, reforça.
Certificação Cron
Durante o comentário, Schünemann comentou sobre a mais nova conquista do Centro Regional de Oncologia (Cron), do qual é diretor técnico. Instituição recebeu o selo de nível 3 de excelência do Órgão Nacional de Acreditação (ONA), que significa que ela segue todos os critérios técnicos, de segurança, funcionamento e transparência no quesito saúde.
“Estamos muito felizes! É uma conquista da equipe e da comunidade, que sabe o quanto este lugar é sério no trato como um todo da saúde das pessoas. Foi uma longa trajetória, requereu muito investimento financeiro e, principalmente, da equipe”, salienta.
Leia mais: Exploração sustentável ou retrocesso ambiental?
Ouça o comentário completo: