Depois de sofrer com as restrições nos dias que antecederam a Páscoa devido ao agravamento da pandemia no RS, o comércio de Lajeado já comemora os bons resultados naquela que é considerada a segunda data mais importante para o setor: o Dia das Mães.
Os dias que antecederam a data foram de muitas vendas para os lojistas. E no sábado, 8, a movimentação era intensa no Centro da cidade, com clientes em busca de presentes para as mães. As lojas funcionaram durante todo o dia.
“Ainda não temos o fechamento, mas pelo que deu para notar, certamente vai superar a estimativa de crescimento, comparado a 2019. Essa data é muito importante, pois agrega em todos os segmentos”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, Aquiles José Mallmann.
A projeção inicial, para a CDL, era de crescimento de 5% a 7% na comparação com 2019. Entretanto, esse percentual pode ser até maior, conforme o dirigente lojista.
Em 2020, as semanas que antecederam o Dia das Mães foram de portas fechadas para o comércio, coincidindo com a implantação do sistema de distanciamento controlado. À época, o Vale foi classificado com bandeira vermelha e o setor só funcionou nos formatos drive-thru e take away.
Flores no semáforo
Mas nem tudo são flores – literalmente – para o setor. Houve queixas quanto à venda de flores e rosas por autônomos próximos a semáforos no Centro da cidade.
Alguns lojistas, em contato com a reportagem, reclamaram de uma suposta “vista grossa” da fiscalização municipal, e afirmaram que, sobretudo, as floriculturas foram prejudicadas com esta prática.