A comitiva de Encantado saiu confiante de audiência com Jair Bolsonaro, na tarde dessa terça-feira, 4. Segundo o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, o presidente da República confirmou presença na inauguração do Cristo Protetor de Encantado, programada para o fim de 2021.
A audiência durou cerca de 15 minutos. Além do convite, a comitiva também entregou ao presidente um material sobre o maior monumento em honra a Jesus do Brasil. “Ele (Bolsonaro) já conhecia o nosso Cristo. Até citou a comparação com o Cristo do Rio de Janeiro”, ressalta Calvi.
Bolsonaro também elogiou a grandiosidade da obra, o fato da ser executada sem recursos públicos e demonstrou o interesse de ver de perto o monumento no alto do Morro das Antenas.
Em vídeo, o prefeito de Encantado destacou a felicidade pelo Cristo já ter fama até no Distrito Federal. “Isso nos deixa orgulhosos, pois não estamos construindo só uma estátua, mas um legado. Saímos emocionados”, ressaltou.
A comitiva encantadense é composta por Calvi, representante da Associação Amigos do Cristo, Rafael Fontana e pelo secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini.
Pedido por recursos
Na tarde de terça, a comitiva também apresentou pedido de auxílio ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Principal dificuldade é com as obras no entorno do Morro das Antenas, onde o Cristo está sendo edificado.
Entre as necessidades estão a construção de banheiros, escadaria, paradouro e via sacra. Também é preciso melhorar a sinalização na Lagoa da Garibaldi.
“O Cristo de Encantado precisará ter toda uma estrutura em volta e estamos com vários projetos prontos e outros em fase de planejamento”, pontuou Calvi.
A comitiva está em Brasília desde a segunda-feira. No primeiro dia, já se reuniram com o vice-presidente Hamilton Mourão e os ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Onix Lorenzoni e ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda.
“Não me lembro de outro momento em que o prefeito de Encantado conseguiu conversar com três ministros e o presidente. Isso ocorre em virtude de toda mídia que conseguimos como o Cristo Protetor”, ressaltou Calvi.
A comitiva ficará em Brasília até a quinta-feira, 6. Para hoje, o grupo deverá se reunir com deputados federais e senadores em busca de emendas para áreas do turismo, saúde e agricultura.