Devido à confirmação de casos de dengue em Lajeado, o município iniciou nesta semana uma série de ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus. Neste sábado, 1º, ocorre um mutirão para recolher materiais descartáveis dos pátios dos moradores dos bairros São Cristóvão, Universitário e Alto do Parque, além da aplicação de produtos nas ruas e distribuição de panfletos na região.
Hoje, o município já tem 9 casos confirmados da doença, 15 em investigação e 11 que deram negativo.
O mutirão contou mais de 30 pessoas das equipes da prefeitura, com pessoal das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e sua equipe da Agricultura e dos Serviços Urbanos, da Secretaria da Saúde com o pessoal da Vigilância Ambiental e da Secretaria do Meio Ambiente. Os grupos começaram os trabalhos logo cedo, fazendo a coleta de lixo verde, recolhimento de entulhos e móveis, aplicação de produtos nos pontos de risco para proliferação do Aedes aegypti e visitas às residências com orientação sobre como proceder para evitar que o mosquito se crie no ambiente domiciliar.
Ao longo da manhã, foram recolhidos nos dois bairros 16 cargas de caminhão de lixo verde e 4 cargas de caminhão de móveis e entulhos. O trabalho segue durante a tarde e terá continuado nos próximos dias. Outros mutirões em outras regiões da cidade serão realizados, sempre com o objetivo de conscientizar as pessoas para a importância de colaborarem.
O município também realizou nesta semana a aplicação de inseticida em pontos estratégicos da cidade, como em ferros-velhos, borracharias e cemitérios.
Leia mais: “Ele é um craque em picar as pernas”, afirma biólogo sobre mosquito da dengue