Lajeado inicia aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue

Aedes aegypti

Lajeado inicia aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue

O produto está sendo aplicado em áreas de risco dos bairros, nos denominados pontos estratégicos, por serem locais onde há depósitos preferenciais para ovoposição das fêmeas do mosquito

Por

Lajeado inicia aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue
(foto: Maiara Rovêa)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Nesta quarta-feira, 28, profissionais da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade iniciaram a aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue em Lajeado. O produto está sendo aplicado em áreas de risco dos bairros, nos denominados pontos estratégicos, por serem locais onde há depósitos preferenciais para ovoposição das fêmeas do Aedes aegypti. Os primeiros locais visitados foram em bairros onde foram identificados os casos confirmados da doença.

O inseticida utilizado foi o Fludora Fusion, produto específico para controle da população adulta de Aedes aegypti, que é aplicado em superfícies das áreas de risco, como ferros-velhos, borracharias e cemitérios. A ação iniciou no cemitério do bairro Centro, localizado na rua Júlio de Castilhos. A pulverização seguiu para o cemitério do bairro Florestal e posteriormente para os bairros Universitário, Alto do Parque e São Cristóvão. No total, já há sete casos confirmados de dengue, distribuídos em seis bairros: Universitário, Alto do Parque, Campestre, Moinhos, Centro e São Bento.

Segundo a bióloga e coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius, o inseticida é aplicado com cuidado somente em áreas onde não há chance de causar poluição fluvial.

“Esse produto irá diminuir a quantidade de mosquitos e facilitará o processo de prevenção da doença. Além disso, precisamos da ajuda da comunidade, que deve agir ativamente em seus terrenos e casas para combater o Aedes”, explicou Catiana.

Está marcado para os próximos dias a aplicação de um outro produto para combate ao mosquito da dengue, mas que tem eficácia mais restrita porque precisa atingir o inseto no ar. Além disso, no próximo sábado, 1º, ocorrerá um mutirão focado no recolhimento de materiais descartáveis dos pátios dos moradores dos bairros São Cristóvão, Universitário e Alto do Parque, além da aplicação de produtos nas ruas e distribuição de panfletos na região. A ação será feita no sábado para aproveitar o feriado, quando muitos moradores estarão em casa e poderão limpar seus pátios.

Acompanhe
nossas
redes sociais