Lajeado abre novo espaço para doações

Centro de Referência Vestir e Ser

Lajeado abre novo espaço para doações

Local será inaugurado nesta quinta-feira, 15. Espaço também contará com oficinas de moda, costura e customização para famílias em situação de vulnerabilidade social no município

Lajeado abre novo espaço para doações
Atendimento para famílias cadastradas na assistências social do município será feito nas quartas-feiras (Foto: Bianca Mallmann)
Lajeado

Roupas e calçados para crianças e adultos, homens e mulheres. Agora, todas as peças que são doadas pela comunidade têm um espaço dedicado exclusivamente a elas. No Centro de Referência Vestir e Ser é possível que as famílias em situação de vulnerabilidade social retirem peças de vestuário que precisam.

“O novo local tem justamente o objetivo de oportunizar o protagonismo das pessoas atendidas pela assistência social do nosso município”, comenta a assistente social e coordenadora do Cras Espaço da Cidadania, Fátima Luciane Machado.

No novo espaço, será adotado um cronograma de trabalho durante os dias da semana. As sextas-feiras serão dedicadas para o recebimento de doações vindas da comunidade. Nas segundas e terças-feiras será feita a triagem e organização das novas peças recebidas E, assim, as famílias inscritas nos programas sociais poderão ir ao local fazer a retirada de peças que precisam nas quartas-feiras. Já as quintas-feiras também serão reservadas para organização do espaço.

A ideia de criação do Centro surgiu depois da enchente de julho do ano passado. Na época, o município recebeu da comunidade centenas de doações de roupas, calçados e outros materiais. Inicialmente, as peças das doações eram armazenadas no Parque do Imigrante, onde era feita a entrega, separação e distribuição dos donativos. Porém, com o passar dos meses, viu-se a necessidade de se ter um espaço exclusivo e organizado para estas ações. Assim, o Centro Vestir e Ser surge com o objetivo de ser um espaço para centralizar as doações.

Oficinas

Além de ser um espaço destinado para a doações de roupas, o Centro de Referência Vestir e Ser também contará com oficinas. Entre elas, moda, costura e customização.

“Temos um local específico para as famílias serem acompanhadas e aprenderem a reaproveitar as roupas, por exemplo com o customização. Vai ser um momento bem bacana com as pessoas que são acompanhadas pelo nosso serviço. As pessoas vão poder, inclusive, buscar aqui uma qualificação para quem sabe gerar uma nova fonte de renda”, comenta Fátima.

Endereço: Rua Borges de Medeiros, nº 550, no centro de Lajeado
Quando doar: sextas-feiras, das 8h às 14h
Quando retirar: quartas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45

LEIA MAIS

“A pandemia aumentou a pobreza em Lajeado”

Desemprego, perda de renda e o retorno da fome

Acompanhe
nossas
redes sociais