O começo da duplicação na BR-386 estava previsto para a primeira semana de fevereiro. Passados mais de 45 dias, nenhuma intervenção ocorreu no trecho entre Marques de Souza e Lajeado.
Conforme a CCR Viasul, concessionária da rodovia, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), não emitiu a licença para a obra. Sem essa permissão, a empresa não pode iniciar as adaptações nos terrenos e na pista.
Pelo contrato, a responsável pelos pedágios tem até fevereiro de 2023 para concluir a primeira etapa de duplicação. São 20 quilômetros, sendo que a metade deve estar liberada para o fluxo em fevereiro de 2022.
De acordo com a CCR Viasul, apesar do atraso é possível cumprir com o cronograma. Para tanto, será dada prioridade ao trecho mais complexo, de Marques de Souza em direção a Lajeado.
Pela análise da engenharia, se trata de locais com necessidade de detonações de rochas, desapropriações, terraplenagem e instalação de pontes. Ao longo dos primeiros quilômetros de duplicação, também estão previstas construções de passarelas, alargamentos de pontes, passagens inferiores e superiores para desviar o trânsito doméstico do intermunicipal.
Contrato com a Eurovias
A CCR Viasul confirma a contratação da responsável pela obra de duplicação. Por meio de nota, a concessionária manifestou que a Eurovias iniciou os preparativos para as intervenções, com análise local, instalação do canteiro de obras, pontos de alojamento dos funcionários. Assim que for emitida a autorização do Ibama, serão iniciados os trabalhos.
Saiba mais
A CCR Viasul venceu o leilão em novembro de 2018 para gerir as BRs 386, 101, 290 e 448. O contrato faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e a empresa terá de investir mais de R$ 7,8 bilhões durante os 30 anos de concessões.
A concessionária também fica responsável pelo atendimento com dez ambulâncias, quatro UTIs móveis, 13 guinchos leves, quatro guinchos pesados, três caminhões-pipa e sete veículos de inspeção de trânsito.
Na BR-386, o trecho concedido vai do entroncamento com a BR-285/377 (Passo Fundo) até o encontro com a BR-470/116 (Canoas).