Educar é o segredo

Opinião

Paulo Cezar Kohlrausch

Paulo Cezar Kohlrausch

Prefeito de Santa Clara do Sul e presidente da Amvat

Educar é o segredo

Por

Atualizado segunda-feira,
29 de Março de 2021 às 15:40

Neste momento em que estreio minha participação mensal como colunista do Jornal A Hora, um veículo de comunicação com tamanha abrangência e credibilidade, quero destacar a minha satisfação de poder compartilhar algumas experiências adquiridas ao longo dos 58 anos de vida. Com muita responsabilidade, vou abordar temas com os quais tenho maior familiaridade pela prática e formação, como liderança, gestão pública, inovação e desenvolvimento humano, que pautam a minha atuação como prefeito e agora presidente da Amvat. Minha pretensão é de que esse espaço seja interativo, estando aberto a sugestões e questionamentos dos leitores.

O assunto que escolhi para começarmos a nossa reflexão é a educação. Para exemplificar a importância deste tema cito a minha história de vida. Para um menino que cresceu jogando futebol e vendendo picolé, mais tarde se tornou um operador de máquinas e até os 28 anos não havia concluído o Ensino Fundamental, a educação teve um papel transformador. O caminho percorrido até aqui, agora exercendo pela quarta fez o mandato de prefeito de Santa Clara do Sul, foi de muito trabalho, dedicação e, sobretudo, de muito aprendizado. A educação ampliou a minha visão de mundo e me possibilitou construir uma vida equilibrada tanto no espectro pessoal como profissional.

No momento estamos vivenciando tempos difíceis, potencializados pela pandemia e pela rápida evolução tecnológica, que têm modificado drasticamente a vida das pessoas. A forma de sentir, pensar e agir já não são as mesmas. Cada vez mais, estamos terceirizando a nossa capacidade de raciocínio para aplicativos e utilizando pensamentos e opiniões “emprestados” das redes sociais, o que acaba diminuindo nossa capacidade de aprofundamento e concentração, nos fragilizando enquanto seres humanos e limitando a nossa possibilidade de aproveitar a vida no seu potencial máximo.

No livro “Sapiens”, o historiador e filósofo Yuval Harari argumenta que o grande desafio social será encontrar uma alternativa de manter ativas no mercado de trabalho cerca de 800 milhões de pessoas que não estarão preparadas para esse novo tempo. Com o avanço tecnológico, robotização e inteligência artificial, muitas atividades exercidas hoje irão desaparecer num futuro breve e as novas ocupações dependerão de profissionais altamente preparados. Com isso, a preocupação não será mais a falta de emprego, mas sim a carência de pessoas qualificadas para o trabalho, muito do que já se percebe hoje.

Um cenário desafiador que corrobora a importância de sairmos do campo do discurso e colocarmos em prática nossos esforços de estímulo à educação. E é neste sentido que estamos elaborando um programa inovador em Santa Clara do Sul, denominado de Educação Para Todos. O objetivo é quebrar o paradigma de que o município deve se preocupar apenas com o Ensino Fundamental. Escolarização, capacitação profissional e educação comportamental para todas as idades são os pilares do programa que aprofundaremos em outra oportunidade e servirão de base para alavancarmos ainda mais a nossa comunidade. A educação, sem dúvida, é a melhor estratégia para o desenvolvimento. Um forte abraço a todos e até breve!

Acompanhe
nossas
redes sociais