CCR oficializará cronograma de recuperação da ponte na próxima semana

BR-386

CCR oficializará cronograma de recuperação da ponte na próxima semana

Diretor-presidente Fausto Camilotti esteve nesta manhã em Estrela, verificando o andamento dos trabalhos. Expectativa inicial é que recuperação da estrutura onde ocorreu a explosão leve até seis meses, mas prazo pode ser antecipado

CCR oficializará cronograma de recuperação da ponte na próxima semana
Equipes vistoriam situação da ponte onde ocorreu explosão / Crédito: Mateus Souza
Estrela

O diretor-presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti, esteve na manhã deste sábado, 27, em Estrela, verificando o andamento das obras na ponte sobre o Arroio Boa Vista, na BR-386, onde ocorreu a explosão de um caminhão-tanque, há duas semanas.

Engenheiros da concessionária e agentes da Polícia Rodoviária Federal também estiveram no trecho, bem como o prefeito em exercício de Estrela, João Schäfer, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Isidoro Fornari Neto e o presidente da CIC Vale do Taquari, Ivandro da Rosa.

Segundo Camilotti, na próxima semana a CCR ViaSul terá um cronograma oficial de como serão as etapas de recuperação da ponte mais afetada, no sentido Norte (capital/interior). “Estamos terminando os ensaios na ponte, aí teremos algo mais oficial sobre como serão as etapas de recuperação da obra de arte, e formalizaremos a data de liberação desta ponte”, afirma.

Camilotti admite que o prazo inicial, de seis meses, pode ser revisto, a depender do andamento dos trabalhos. “Ele pode ser menor até em razão dos ensaios que serão feitos para que tenhamos o projeto oficial, de como será a recuperação. Aí podemos pautar este prazo, que possivelmente será menor”, salienta.

Crédito: Mateus Souza

Outra ponte

Atualmente, o trânsito está parcialmente liberado no quilômetro 350 da BR-386, apenas na ponte Sul (interior/capital). O tráfego ocorre nos dois sentidos, com restrições. Caminhões pesados não podem acessar o trajeto em direção ao interior e necessitam de desvios para seguir viagem. A lentidão no trecho é frequente, sobretudo nos horários de pico.

Conforme Camilotti, a CCR trabalha de forma ininterrupta desde o momento do acidente e a expectativa é de liberar totalmente o tráfego em 20 dias. “Por ora, só liberamos para veículos de passeio, em razão dos aspectos da ponte, da vibração e, principalmente, pela segurança do motorista”, comenta.

Sobre os desvios em Estrela, bastante afetados pelo tráfego pesado de veículos, Camilotti diz que a CCR ViaSul “não tem poder de polícia”, mas que está auxiliando o governo municipal na revitalização de alguns trechos. “Mas oficialmente, pautamos outros desvios, que estão preparados para receber este tráfego. Infelizmente em alguns casos o motorista escapa e acessa esses desvios”.

Duplicação da rodovia

Desde 2019, a BR-386 está sob responsabilidade da CCR ViaSul. E uma das obras previstas no contrato de concessão, lembra Camilotti, é o da ampliação da ponte sobre o rio Taquari. “Isso ocorrerá no quarto ano da concessão. Teremos três faixas de rolamento por sentido”, garante.

Acompanhe
nossas
redes sociais