Voluntários criam associação para abrigar projetos no Santo Antônio

Comunidade

Voluntários criam associação para abrigar projetos no Santo Antônio

Associação Marinês é composta pelo MoveMães, Debut Social e Escolinha Santo Antônio FC

Por

Voluntários criam associação para abrigar projetos no Santo Antônio
Marinês (E) e Carine (meio) foram as idealizadoras do projeto Debut Social. Associação leva o nome de Marinês em forma de homenagem (Foto: Divulgação/Ana Paula Weber)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“Nosso objetivo é que a comunidade construa uma sede com a gente, para que mantenham esse sentimento de pertencimento, de autonomia, e valorizem o local, principalmente com a manutenção”, explica a empreendedora Larissa Nonnenmacher, 35, que é presidente da Associação Marinês, uma organização que está se formando no bairro Santo Antônio e que atende mais de 200 famílias.

Já existe um terreno para a construção da sede projetada de forma voluntária pela arquiteta Angélica Silveira. Segundo ela, o projeto será apresentado no fim do mês e entregue na prefeitura para a autorização da construção. No local, também será construída a associação de moradores do bairro. A Associação Marinês já possui grande parte da documentação pronta e aguarda a liberação do CNPJ.

Além de abrigar projetos como o Debut Social, MoveMães e Escolinha Santo Antônio FC, a associação busca ser uma forma de mostrar que o bairro não é um espaço de violência.

“A gente sabe que existem coisas que não são legais e a nossa ideia é poder conversar sobre isso, trazer rodas de conversa e especialistas para falar sobre amamentação, saúde da mulher, alimentação e maneiras de preservar o meio ambiente. Queremos que eles se tornem autônomos e protagonistas de suas histórias”, conta Larissa.

Uma escolinha comunitária

A criação da associação é também uma forma de homenagear a moradora do bairro, Marinês Alves da Silva, que faleceu em julho do ano passado. “Minha mãe foi uma pessoa muito importante na comunidade, ela quebrou barreiras por onde passou”, conta o filho Patrick Fernando Alves da Silva, 27. Entre os muitos sonhos de Marinês, um era a criação de uma escolinha de futebol para as crianças do bairro.

No ano passado, Patrick estudou e colocou o projeto Escolinha Santo Antônio FC em prática. Por falta de divulgação, de um ambiente adequado para os treinos e pela pandemia, a escolinha está parada no momento.

“Estamos agora em busca de patrocinadores para fazermos jalecos para os treinos e fardamentos personalizados para os jogos”, explica Patrick. O projeto atende de forma gratuita crianças de 9 a 15 anos do Santo Antônio e bairros vizinhos e também faz parte da Associação Marinês.

Escolinha Santo Antônio FC atende crianças de 9 a 15 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Projetos da associação

Outro sonho de Marinês era o Debut Social que conta com a ajuda da assistente social Carine Bagestan para a organização de um baile de debutantes para as meninas do bairro. Em 2019 ocorreu a primeira edição e a ideia é repetir o projeto a cada dois anos. “Foi uma sensação muito linda o que vivemos aquele dia. Eu me emociono porque esse é um tipo de ação que me move, que faz meus olhos brilharem”, conta Carine.

Outro projeto da associação é o MoveMães, que consiste na arrecadação de roupas, fraldas, leite e outros materiais, para atender famílias de crianças de até 12 anos. Com a pandemia, o foco mudou e as voluntárias estão arrecadando também alimentos para as pessoas do bairro.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais