O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, participou do programa A Hora Bom Dia, deste sábado, dia 6, para esclarecer as ações urgentes adotadas pelo município para conter o avanço da pandemia, além de debater os projetos estruturantes para a cidade ao longo de 2021.
Caumo pontua que completa um ano neste mês da chegada da pandemia no município. “Faz um ano que estamos lutando contra o vírus e atravessamos, neste momento, o pior cenário da pandemia. Devemos lutar pelos profissionais da saúde, que já estão extenuados”, avalia.
Conforme o prefeito, houve uma mudança de tratamento do Estado refente a determinações. “No ano passado, fechamos tudo sem prazo para reabrir. Neste ano, o governo determinou mais 15 dias de estabelecimentos fechados, porém também projeta queda de contágios nas próximas duas semanas”, explica.
Caumo esclarece que serão debatidas propostas de escalonamento entre ruas e estabelecimentos para a abertura do comércio, porém todos deverão respeitar o horário de 20h. “Essa proposta será debatida com as entidades para achar meios de melhorar o cenário para empresas locais”, avalia.
HBB
O Hospital Bruno Born (HBB) trabalha neste sábado com 130% de ocupação na UTI covid-19, com oito pacientes na espera. “O HBB tem um plano de contingência e não deixa de atender os pacientes. Todos recebem atendimentos em alas diferentes, dependendo do estágio da doença”, explica.
Pesquisa
A administração municipal prepara um questionário para identificar onde estão os surtos de contaminação. Em reunião com o comitê, que inclui administração municipal, Unimed, Univates e HBB, foi definida essa pesquisa. “Com informações dos postos e órgãos de saúde, vamos identificar e tomar decisões mais assertivas. Vamos estudar onde as pessoas se infectaram para verificar medidas. Nosso palpite é que não é no comércio”, avalia.
Projeto estruturante
Conforme o prefeito, Lajeado caminha para se tornar uma cidade inteligente e, para isso, promove estratégias para proporcionar a qualidade de vida das pessoas. “Nessa proposta, temos um projeto de ligar os dois arroios, Engenho e Saraquá, e unir parques da Orla, dos Dick e Engenho com ciclovias”, antecipa.