Secretários de Saúde do Vale do Taquari estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 19, na sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), em Estrela, com representantes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para tratar sobre a chegada das doses da CoronaVac no Vale.
Conforme informações da reportagem, que acompanha o encontro, a reunião é pautada pela forma como será o processo de distribuição das doses no Vale e a aplicação das vacinas. No encontro, os secretários também trataram sobre como será feita a escolha do primeiro imunizado nos municípios. A orientação é que a escolha seja feita pela pasta de cada município.
Para o Vale, serão enviadas nessa primeira remessa 4.240 doses para imunização de profissionais da saúde, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e indígenas. Conforme o coordenador adjunto da 16ª CRS, Ederson Rocha, um veículo da entidade foi a Porto Alegre nesta manhã. “Assim que as doses chegarem, vamos fazer a separação por quantitativo e elas ficarão a disposição para a retirada das secretarias”, explica.
O restante das 4.240 ficarão armazenadas em Porto Alegre para a retirada em 20 dias para a aplicação da segunda dose. “A distribuição das doses será proporcional a cada grupo. Por ser um número reduzido de doses, vai ser apenas par ao início da imunização, não vai contemplar todos, mas estamos trabalhando para completar novas remessas”, observa.
O secretário de Estrela, Celso Kapplan, participou do encontro e destacou que haverá um cronograma de atividades para distribuição das doses. “Teremos municípios vacinando hoje de forma simbólica. Estrela está pronta. Todas as equipes organizadas”, ressalta.