Processo de distribuição das vacinas pauta reunião de secretários na Amvat

Chegada da vacina

Processo de distribuição das vacinas pauta reunião de secretários na Amvat

No encontro, os secretários também trataram sobre como será feita a escolha do primeiro imunizado nos municípios

Por

Atualizado terça-feira,
19 de Janeiro de 2021 às 10:29

Processo de distribuição das vacinas pauta reunião de secretários na Amvat
(Foto: Laura Mallmann)
Vale do Taquari

Secretários de Saúde do Vale do Taquari estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 19, na sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), em Estrela, com representantes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para tratar sobre a chegada das doses da CoronaVac no Vale.

Conforme informações da reportagem, que acompanha o encontro, a reunião é pautada pela forma como será o processo de distribuição das doses no Vale e a aplicação das vacinas. No encontro, os secretários também trataram sobre como será feita a escolha do primeiro imunizado nos municípios. A orientação é que a escolha seja feita pela pasta de cada município.

Para o Vale, serão enviadas nessa primeira remessa 4.240 doses para imunização de profissionais da saúde, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e indígenas. Conforme o coordenador adjunto da 16ª CRS, Ederson Rocha, um veículo da entidade foi a Porto Alegre nesta manhã. “Assim que as doses chegarem, vamos fazer a separação por quantitativo e elas ficarão a disposição para a retirada das secretarias”, explica.

O restante das 4.240 ficarão armazenadas em Porto Alegre para a retirada em 20 dias para a aplicação da segunda dose. “A distribuição das doses será proporcional a cada grupo. Por ser um número reduzido de doses, vai ser apenas par ao início da imunização, não vai contemplar todos, mas estamos trabalhando para completar novas remessas”, observa.

O secretário de Estrela, Celso Kapplan, participou do encontro e destacou que haverá um cronograma de atividades para distribuição das doses. “Teremos municípios vacinando hoje de forma simbólica. Estrela está pronta. Todas as equipes organizadas”, ressalta.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais