No dia em que Lajeado se despede da fundadora da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), Maria Lenira Müller Klein, que faleceu na segunda-feira, 18, o advogado Ney Arruda Filho destacou a importância da liderança.
O assunto foi debatido durante seu comentário no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9 na manhã de terça-feira, 19. Lajeado completa, na próxima semana, 130 anos. Cidade descrita como pujante, com desigualdades e suas lideranças. “Lideranças que plantaram sementes no Clube Esportivo Lajeadense, na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, na Fates e demais entidades e foram seguidas por outras.”
Mesmo que o perfil do líder tenha mudado ao longo dos anos, Arrudo pontua a dificuldade na renovação das lideranças. “Esse não é um sentimento apenas meu, tem literatura que comprova isso, o espaço público ficou vulgarizada.”
Ele recorda que na época em que atuava como professor na Univates, a escolha do líder de turma sempre era disputada, no entanto, nos últimos anos isso mudou. “Onde não é remunerado não se encontra gente disposta a trabalhar”, diz.
Ouça a entrevista na íntegra