No próximo domingo, 17, milhões de estudantes vão fazer a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
Após disputa entre a Defensoria Pública e o Tribunal Regional Federal de São Paulo, as datas da prova foram mantidas pela justiça paulista. O Enem, no entanto, será diferente, tanto para a preparação com para aplicação da prova.
Em Lajeado, as provas serão concentradas na Universidade do Vale do Taquari (Univates). Serão pouco mais de 1,4 mil concorrentes que realizarão o exame nos prédios 1,3 e 7. Cerca de 52 salas foram disponibilizadas pela instituição de ensino superior para a realização da prova.
Conforme a Univates, os protocolos de segurança são os mesmos de qualquer evento que ocorra no período de pandemia. Está previsto o distanciamento social, uso obrigatório de máscara, álcool em gel e também será medida a temperatura na entrada dos prédios.
Caso alguém apresente temperatura corporal acima do normal será dispensado, sob responsabilidade do Ministério da Educação (MEC).
Três escolas em Estrela
O número de estudantes que farão a prova em Estrela não foram divulgados.
Os locais de prova serão o Colégio Martin Luther, Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros e o Instituto Estadual de Educação Estrela da Manha.
Conforme a organizadora da prova no município, Loiva Fernandes, foram disponibilizadas o dobro de salas do que as edições anteriores, já que a ocupação máxima será de 50% da capacidade.
Enem no Brasil
Ao todo, cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos para fazer as provas. O Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes.
Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.
Quem for diagnosticado com covid-19, ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame, não deverá comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pela Página do Participante, ou pelo telefone 0800-616161, e terá direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.