Provas do Enem iniciam neste domingo

Educação

Provas do Enem iniciam neste domingo

Após disputa judicial, as datas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 foram mantidas para os próximos domingos, dias 17 e 24 janeiro

Por

Provas do Enem iniciam neste domingo
Univates será o local de provas (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

No próximo domingo, 17, milhões de estudantes vão fazer a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
Após disputa entre a Defensoria Pública e o Tribunal Regional Federal de São Paulo, as datas da prova foram mantidas pela justiça paulista. O Enem, no entanto, será diferente, tanto para a preparação com para aplicação da prova.

Em Lajeado, as provas serão concentradas na Universidade do Vale do Taquari (Univates). Serão pouco mais de 1,4 mil concorrentes que realizarão o exame nos prédios 1,3 e 7. Cerca de 52 salas foram disponibilizadas pela instituição de ensino superior para a realização da prova.

Conforme a Univates, os protocolos de segurança são os mesmos de qualquer evento que ocorra no período de pandemia. Está previsto o distanciamento social, uso obrigatório de máscara, álcool em gel e também será medida a temperatura na entrada dos prédios.

Caso alguém apresente temperatura corporal acima do normal será dispensado, sob responsabilidade do Ministério da Educação (MEC).

Três escolas em Estrela

O número de estudantes que farão a prova em Estrela não foram divulgados.

Os locais de prova serão o Colégio Martin Luther, Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros e o Instituto Estadual de Educação Estrela da Manha.

Conforme a organizadora da prova no município, Loiva Fernandes, foram disponibilizadas o dobro de salas do que as edições anteriores, já que a ocupação máxima será de 50% da capacidade.

Enem no Brasil

Ao todo, cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos para fazer as provas. O Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes.

Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

Quem for diagnosticado com covid-19, ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame, não deverá comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pela Página do Participante, ou pelo telefone 0800-616161, e terá direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Acompanhe
nossas
redes sociais