A meta da Emater-RS/Ascar do Vale do Taquari é criar projetos para garantir o abastecimento de água no interior e dar um destino certo aos dejetos gerados nas propriedades. A informação foi dada durante entrevista do gerente regional da entidade, Marcelo Brandoli, no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quinta-feira, 14.
A solução pela falta de abastecimento no interior, conforme ele, deve ser feita com a sugestão para a criação de programas para o recolhimento de água da chuva. Com relação aos dejetos, a ideia é que o produtor enterre esses materiais até que algo mais concreto possa ser feito.
Brandoli ressalta que um documento deve ser elaborado e encaminhado ao Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) na busca por mais mão de obra, já que esse é um gargalo da entidade. “A Emater trouxe muita coisa para a riqueza da região.”
- A entidade, que realiza trabalhos de extensão ao produtor, além de assistência, está há 66 anos no Vale, atendendo 55 municípios. São 109 colaboradores.
Convênio com Encantado
Após o prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, anunciar que encerraria o contrato com a Emater, a decisão foi revista e o contrato mantido. “Todas as entidades precisam melhorar, faz parte.”