Além da duplicação dos 20,3 quilômetros entre Marques de Souza e Lajeado, a trabalho que será executado a partir de fevereiro pela CCR ViaSul prevê ainda a construção de 27 estruturas como vias marginais, passarelas e trevos com viadutos ou acessos na BR-386.
Uma tabela detalhando a localização de cada obra foi apresentado ontem pela concessionária, a pedido do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). Conforme a vice-presidente do Codevat, o novo documento “ajuda a comunidade a se localizar sobre os pontos onde ocorrerão as melhorias”.
Entre as obras, destaque para a construção de quatro trevos em bairros de Lajeado. Estruturas nos acessos ao Conventos, Centenário e Olarias são aguardadas faz anos para garantir mais segurança e desafogar o trânsito nesses locais.
Outra melhoria importante será a construção de 13 quilômetros de vias laterais da Ponte do Forquetinha até Lajeado (6,5 quilômetros em cada sentido da rodovia). Essa é reivindicação antiga para evitar que o trânsito dos bairros acesse a rodovia federal.
A concessionária prevê ainda a construção de novos acessos em Marques de Souza e Forquetinha, dois retornos viários e construção de novas pontes e alargamento de antigas em seis pontos da BR-386.
Início indefinido
Embora confirme que as obras começarão em fevereiro, a CCR ViaSul ainda não confirmou o dia de início. Essa definição deverá ocorrer ainda nessa semana ou no mais tardar na próxima, acredita Cíntia. “Vale ressaltar que a concessionária está dentro dos prazos previstos pelo contrato”, pontua.
Os cerca de 20 quilômetros e estruturas entre Marques de Souza e Lajeado devem ser concluídos em dois anos. No trecho lajeadense, a instalação da nova pista começa do acesso a Forquetinha até o entroncamento com a ERS-421.
Conforme a concessão, a CCR ViaSul deverá duplicar totalmente os 226 quilômetros da BR-386 da região metropolitana até Carazinho em 30 anos, período em que a concessionária será responsável pela cobrança e manutenção da rodovia federal.