Produto fabricado pela Medical San, o gerador de ozônio Ozonyx será utilizado na esterilização e desinfecção das repartições públicas do município de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. A empresa com sede em Estrela venceu licitação para o fornecimento de até 3,2 mil unidades do equipamento.
De acordo com o gerente de vendas da empresa, Cristiano Nogueira da Rosa, a licitação ocorreu na modalidade registro de preços. “Agora aguardamos o pedido de compras, que vai definir também o total de aparelhos que serão de fato adquiridos pelo município.”
Empresa líder no desenvolvimento tecnológico no setor de saúde e estética, a Medical San apresentou em outubro a linha de geradores de ozônio para a sanitização de ambientes. Os aparelhos são capazes de eliminar vírus, batérias e fungos do ar, tornando espaços fechados mais higienizados, salubres e seguros.
De acordo com o CEO da Medical San, Mauro Santos Filho, a linha de geradores surgiu diante da necessidade de ampliar a segurança sanitária de ambientes residenciais e comerciais.
Conforme o CEO, é possível fornecer ozônio para as escolas públicas no projeto de retomada das aulas, para empresas de aluguel de veículos, transporte coletivo, redes de hotéis, restaurantes, e instituições bancárias, entre uma infinidade de outras atividades.
Como funciona
O desenvolvimento da linha Ozonyx foi concretizado por meio da parceria com o Parque Tecnológico da Univates (Tecnovates). Por meio do Tecnovates, a Medical San conheceu o engenheiro com mais de 18 anos de experiência em geradores de ozônio, Alberto Valdameri, diretor da empresa Alvap, sediada no Parque Tecnológico.
“Apresentamos a Medical San para ele como uma possibilidade de escalarmos a tecnologia em nível nacional e posteriormente em nível internacional”, destaca. Os geradores de ozônio para oxi-sanitização são tecnologias que transformam oxigênio (O²) em ozônio (O³).
Uma parceria entre Medical San, a Univates, a Alvap e a Unicamp permitiu a realização de estudos e testes sobre a eficiência do ozônio em suas diferentes utilizações. Com alto poder oxidante, o elemento é um desinfetante viável e ambientalmente correto que garante a segurança microbiológica.
O ozônio tem um elétron livre que se equilibra com outros materiais de carga negativa. Células doentes, vírus, bactérias e outros agentes patogêneos carregam essa caga negativa, atraindo o ozônio e seus derivados. Células saudáveis não reagem com o elemento. A oxidação de células bacterianas por meio do contato com o ozônio leva de um a dez segundos.
Benefícios do Ozônio