Sérgio Kniphoff (PT) foi eleito para o seu quarto mandato consecutivo na Câmara de Vereadores de Lajeado. Desta vez, como o único petista eleito entre os 15 vereadores escolhidos pelos eleitores lajeadenses. O único companheiro na atual legislatura, o vereador Sérgio Rambo (PT), não conseguiu votos suficientes para seguir por mais quatro anos no plenário. “Serginho” é o único, reforço, em meio a seis progressistas, dois tucanos, cinco emedebistas e um representante do PSB. E foi por pouco. Kniphoff foi o 11º mais votado. Na eleição passada, fora o quarto mais votado.
Renovação no PT II
Kniphoff sabe do desgaste natural dos políticos mais antigos. Ele sabia que a dificuldade para garantir uma cadeira para a legislatura 2021/2024 seria muito maior em relação aos três pleitos anteriores. E diante de tudo isso, ele deve saber que é preciso criar e fomentar uma verdadeira renovação no PT lajeadense. E o momento é apropriado. O PT não será extinto, como muitos desejam, e tampouco a esquerda nacional. Logo, o surgimento de novos personagens começa a emergir como um movimento natural nos redutos petistas Brasil afora. E é assim em Lajeado.
Renovação no PT III
Os velhos caudilhos já não “apitam” tanto assim no PT lajeadense, e a porta parece estar definitivamente aberta para os novos e interessados militantes. Um deles é o professor de História e doutorando no Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Jones Fiegenbaum. Ele concorreu ao cargo de vereador no pleito de novembro. Conquistou 613 votos e garantiu a primeira suplência do partido. Ficou à frente do colega de partido e (ainda) vereador, Sérgio Rambo.
Renovação no PT IV
E Fiegenbaum vai ganhar bastante espaço durante o próximo mandato de Kniphoff. Além de assumir propriamente a cadeira durante as licenças do titular, o suplente de vereador petista foi escolhido para ser um dos Assessores Parlamentares de Kniphoff. Para tal, o pediatra já encaminhou a exoneração do atual Assessor Parlamentar, Lucas Ahne, que recentemente se envolveu em uma polêmica com a vereadora Mariela Portz (PSDB), logo após a tucana informar, em plenário, que Ahne é o responsável pela página “Fiscaliza Lajeado”, criada no Facebook para “vigiar” o governo.
Renovação no PT V
Ou seja. Em seu 4º mandato, Kniphoff convocou o 1º suplente para o seu gabinete. Certo ou errado, promissor ou não, é algo inovador no plenário lajeadense. E demonstra que o único vereador petista está definitivamente abrindo espaço para a renovação na sigla, e não demonstra receio de perder (e ceder) espaço para os novos personagens da esquerda regional. Por fim, e além de assessorar e eventualmente assumir a cadeira em plenário, Fiegenbaum vai apresentar ao “chefe” e protocolar projetos e agendas desenvolvidas durante a campanha. “Vamos montar uma unidade do partido.”
Câmara de Arroio do Meio
O vereador mais votado no pleito de novembro será aclamado presidente da Câmara em 2021. César Kortz (MDB) conquistou 781 votos e está em seu primeiro mandato. Na eleição passada, ele foi o 16º mais votado, com 305 votos. Além dele, a Mesa Diretorai será composta pelo vice-presidente, Marcelo Schneider (MDB); Secretário, Vanderlei Majolo (PP); e Adiles Meyer (MDB).
Um “novo” modelo
O prefeito Marcelo Caumo (PP) anunciou a criação de um Banco de Talentos para a contratação de Cargos Comissionados (CC) em Lajeado. É muito semelhante ao sistema utilizado pelo Partido Novo para a efetivação de assessores parlamentares. Aliás, o modelo anunciado pelo gestor lajeadense segue o mesmo padrão de um sistema anunciado pelo prefeito eleito de Joinville, Adriano Silva (Novo), que no dia 1º de dezembro abriu um canal para recebimento de currículos de pessoas interessadas em ocupar CCs na prefeitura (foto). Por lá, a seleção vale para secretários, gerentes, diretor executivo e, mais adiante, devem ser abertas para coordenações e supervisões.
É um modelo instigante, e como era de se esperar, muitos dos atuais CCs foram surpreendidos pelo anúncio do Banco de Talentos. O anúncio ocorreu justamente no momento em que todos serão exonerados para a “troca” de governo. A partir de então, a incerteza passou a rondar os horizontes de muitos correligionários e simpatizantes. Caumo não é novo na política. Ele deve ter a noção exata do “choque” causado em muitos servidores públicos que atuam sob a mesma prefeitura. Ele sabe que muitos correligionários estão estomagados com a notícia que chegou apenas pelos jornais, e sabe que terá de ter muito jogo de cintura para fazer valer os próprios critérios de seleção.
Descontos e prazos para os descontos
Em Estrela, nova confusão envolvendo o IPTU. No dia 23 de novembro, a Câmara aprovou projeto sobre o desconto de 10% para os contribuintes que pagarem, em cota única, até dia 30 de janeiro. Entretanto, nos boletos encaminhados aos munícipes, a data de vencimento do prazo de desconto é 4 de janeiro. No site da prefeitura, a tentativa de explicação. “O IPTU pode ser pago em cota única com descontos que podem chegar a 12%. Até 4 de janeiro: desconto de 10%, mais 2% para o contribuinte que não tiver débitos com o município, já deduzidos do valor. O mesmo desconto poderá ser obtido para quem quitar o IPTU até o dia 29 de janeiro. Neste caso, porém, é necessário buscar uma nova guia no Centro de Atendimento ao Contribuinte da Secretaria da Fazenda”.