Caxias do Sul recebe na próxima semana a primeira grande feira de negócios no RS após o advento da pandemia. Realizada entre os dias 16 e 18 de novembro, a 29ª edição da Mercopar promete movimentar o setor empresarial gaúcho, em especial para os nichos voltados à inovação. Entre os expositores do evento estão três empresas da região, a BIMachine, a Retta TI e a RS Data.
CMO da BIMachine, Ana Paula Thesig afirma que a Mercopar desse ano representa um passo importante em busca do retorno à normalidade. “Aos poucos, a economia precisa voltar a girar e a volta da Mercopar é um passo extremamente importante porque os eventos são grandes impulsionadores da geração de negócios.”
A BIMachine participou da edição de 2019 da feira e retorna neste ano ao estande das Startups. O espaço é organizado pelo Sebrae-RS em parceria com o Governo do Estado em incentivo à modalidade de negócio. “É um espaço de grande visibilidade, cujo propósito é incentivar as Startups a levarem soluções para as indústrias.”
Diretor da Retta TI, Luciano Brandão participa pela primeira vez da feira. Segundo ele, a participação na Mercopar se dá chance de se aproximar de possíveis clientes do setor metal-mecânico. “É uma feira consolidada em um mercado importante para a nossa solução.”
Para Brandão, a Mercopar representa um momento de consolidação da retomada após a crise do coronavírus. “A sociedade passou por isso, amadureceu e viu que o mundo não terminou. Agora, nos adaptamos a um novo modelo, onde o canal presencial segue sendo importante, mas o canal virtual também se consolidou. Juntos eles se consolidam.”
Rogério Balbinot, diretor da RSData, considera a Mercopar um dos eventos mais significativos do calendário nacional, especialmente para a área industrial. “Nossa decisão por participar da feira, portanto, vem do foco no atendimento às demandas de Saúde e Segurança no Trabalho da indústria, às quais temos expertise, tecnologia e serviços capazes de atender com excelência.”
Conforme Balbinot, a expectativa para a feira é a de estabelecer contatos que favoreçam o incremento da carteira de clientes nos setores contemplados pela feira, como indústrias e startups. “Além disso, queremos consolidar parcerias e expandir o conhecimento do mercado.”
Para ele, participar da primeira feira presencial após a pandemia é ao mesmo tempo uma grande oportunidade e um grande desafio. “Sabemos que o mundo ainda não voltou ao ‘normal’, ainda há muitas restrições, adequações a serem seguidas.”
Segundo Balbinot, as medidas restritiva não impedem a realização de um evento deste porte, por isso destaca a oportunidade para as empresas interessadas em conhecer inovações que possam agilizar, facilitar e fortalecer seus negócios.
Inscrições
A visitação durante os três dias da 29ª Mercopar é gratuita, mediante credenciamento online. As inscrições devem ser realizadas no endereço: bit.ly/CredenciamentoMercopar. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos. A programação completa e a lista com os expositores podem ser acessadas em mercopar.com.br/