Ontem, um dia após a quebra de sigilo e anonimato da página “Fiscaliza Lajeado” ser levada a público pela vereadora Mariela Portz (PSDB), a “Organização Política” se manifestou (foto). No texto, uma clara resposta à tucana. “A vereadora acusa a página de difamação e propagar fakenews, se baseando que a página é anônima. A página nunca foi anônima. Nesses quatro anos em que encontra-se ativa, a página sempre deu voz a todas as pessoas que a procuravam, e não é por nada que hoje somos mais de 14.200 pessoas que aqui a seguem”.
Fiscaliza Lajeado II
A postagem foi realizada às 11h44min, três dias após a última postagem da página. Não há qualquer menção ao Assessor Parlamentar da Câmara, Lucas Ahne (que está lotado no gabinete do vereador Sérgio Kniphoff, do PT), citado pela vereadora tucana como o responsável pelo endereço eletrônico do “Fiscaliza Lajeado”, conforme os documentos liberados pelo Operador de serviços do Facebook após ação judicial movida pelo prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP). Procurado para se manifestar, Ahne ainda não atendeu às ligações e às mensagens encaminhadas via WhatsApp.
Fiscaliza Lajeado III
Ainda sobre a postagem de ontem, o autor garante que seguirá atuando – não há determinação judicial para retirar a página do ar, mesmo com denúncias de ofensas. “A página faz e vai continuar o trabalho que vem fazendo, cobrando a prefeitura do que deve ser feito corretamente. Inclusive, a página muitas vezes faz o papel do vereador, que é fiscalizar. Fiscalizar o abandono dos bairros, os buracos nas estradas, o mato que toma conta dos meios-fios, parques e praças abandonados sem a devida manutenção, entre outros diversos problemas que a cidade tem.”
Fiscaliza Lajeado IV
Por fim, o autor da postagem na página Fiscaliza Lajeado volta a cutucar a vereadora tucana. “A vereadora Mariela, ao invés de fazer seu trabalho como vereadora e fiscalizar, fazendo valer seu salário mensal de vereadora de R$ 7,7 mil, prefere gastar seu tempo na sessão comprando roupas (maiô) na internet. Esse é o papel de vereador, Mariela? Ou vai dizer que essa foto também é fake news?”, finaliza. Até às 18h30min de ontem, a publicação já contabilizava 369 curtidas, 69 comentários e 20 compartilhamentos.
Fiscaliza Lajeado V
O caso ganhou repercussão nessa quarta-feira. Candidatos e agentes públicos cobram uma atitude do vereador Sérgio Kniphoff. Entre os questionamentos, o eventual uso da máquina pública do Legislativo (internet ou computadores) para o abastecimento da página. Também há questionamentos acerca dos horários das postagens, que coincidiriam com o horário de expediente do assessor. Ainda na terça-feira, o parlamentar petista afirmou que estava surpreso com a revelação da tucana, e que buscaria acesso aos processos antes de se manifestar.
Fiscaliza Lajeado VI
Questionada sobre a nova postagem, Mariela Portz reforça a preocupação com uma eventual participação de outros agentes públicos, e volta a criticar o assessor parlamentar Lucas Ahne. “Eu só tenho a lamentar que o assessor continue se escondendo e usando artifícios, palavras e imagens difamatórias e descontextualizadas para justificar a desonestidade de suas atitudes frente a esta página”, afirma. “Deveria ter a hombridade de discutir política, ideias e fatos por meio do cargo público que ocupa, e não no anonimato”, finaliza a tucana.
Frente a frente
Ariberto Magedanz (PP) foi o segundo candidato a prefeito de Teutônia a ser sabatinado no programa Frente e Verso. A entrevista realizada nessa quarta-feira demonstrou um progressista tranquilo e ponderado. Sem ataques pessoais, sem desmerecer adversários e demonstrando bastante conhecimento acerca dos principais gargalos e problemas do município, o ex-vice-prefeito e ex-vereador durante quatro mandatos tem ares de conciliador. Em terceiro na primeira pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, ele aposta no bom diálogo para angariar apoio popular.
Frente a frente II
O progressista tem uma história curiosa na política municipal teutoniense. Ele foi vice-prefeito na gestão de Renato Altmann, e também foi vice-prefeito durante o governo de Ricardo Brönstrup. Ambos os políticos, todos sabem, são adversários históricos naquele pequeno município com forte origem alemã. Dessa vez, ele lidera uma ala formada por seis partidos, e não contará com apoio de Altmann e tampouco de Brönstrup. São mudanças significantes quando se trata de um município com pouco mais de 3o mil habitantes. Resta saber a opinião do eleitor sobre tais fatos.
Vice não assume
Em Encantado, o prefeito Adroaldo Conzatti (PSDB) solicitou férias para se dedicar aos últimos dias de campanha eleitoral. Enoir Cardoso (PP), o atual vice e agora adversário na corrida pela prefeitura, também está em férias. Quem assume a principal cadeira do Executivo é o presidente em exercício da Câmara, o vereador Moacir Tramontini (PTB).
Pesquisa em Taquari
A primeira e única pesquisa realizada pelo Instituto Methodus em Taquari aponta uma ampla vantagem do candidato da situação, André Brito (PDT), sobre o representante da oposição, João Batista (PSDB). O cenário demonstra uma certeza: a gestão construída pelo atual prefeito e presidente da Famurs tem uma bela aceitação junto ao eleitor taquariense!