Fiscaliza Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Fiscaliza Lajeado

Por

Vale do Taquari

Ontem, um dia após a quebra de sigilo e anonimato da página “Fiscaliza Lajea­do” ser levada a público pela vereadora Mariela Portz (PSDB), a “Organização Política” se manifestou (foto). No texto, uma clara resposta à tucana. “A vereadora acusa a página de difamação e propagar fakenews, se baseando que a página é anônima. A página nunca foi anônima. Nesses quatro anos em que encontra-se ativa, a página sempre deu voz a todas as pessoas que a procuravam, e não é por nada que hoje somos mais de 14.200 pessoas que aqui a seguem”.

Fiscaliza Lajeado II

A postagem foi realizada às 11h44min, três dias após a última postagem da página. Não há qual­quer menção ao Assessor Parlamentar da Câmara, Lucas Ahne (que está lotado no gabinete do verea­dor Sérgio Kniphoff, do PT), citado pela vereadora tucana como o responsável pelo endereço eletrô­nico do “Fiscaliza Lajeado”, conforme os docu­mentos liberados pelo Operador de serviços do Facebook após ação judicial movida pelo prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP). Procurado para se manifestar, Ahne ainda não atendeu às ligações e às mensagens encaminhadas via WhatsApp.

Fiscaliza Lajeado III

Ainda sobre a postagem de ontem, o autor garante que seguirá atuando – não há determi­nação judicial para retirar a página do ar, mesmo com denúncias de ofensas. “A página faz e vai continuar o trabalho que vem fazendo, cobrando a prefeitura do que deve ser feito corretamente. Inclusive, a página muitas vezes faz o papel do ve­reador, que é fiscalizar. Fiscalizar o abandono dos bairros, os buracos nas estradas, o mato que toma conta dos meios-fios, parques e praças abando­nados sem a devida manutenção, entre outros diversos problemas que a cidade tem.”

Fiscaliza Lajeado IV

Por fim, o autor da postagem na página Fiscali­za Lajeado volta a cutucar a vereadora tucana. “A vereadora Mariela, ao invés de fazer seu trabalho como vereadora e fiscalizar, fazendo valer seu sa­lário mensal de vereadora de R$ 7,7 mil, prefere gastar seu tempo na sessão comprando roupas (maiô) na internet. Esse é o papel de vereador, Mariela? Ou vai dizer que essa foto também é fake news?”, finaliza. Até às 18h30min de on­tem, a publicação já contabilizava 369 curtidas, 69 comentários e 20 compartilhamentos.

Fiscaliza Lajeado V

O caso ganhou repercussão nessa quarta-fei­ra. Candidatos e agentes públicos cobram uma atitude do vereador Sérgio Kniphoff. Entre os questionamentos, o eventual uso da máquina pública do Legislativo (internet ou computado­res) para o abastecimento da página. Também há questionamentos acerca dos horários das postagens, que coincidiriam com o horário de expediente do assessor. Ainda na terça-feira, o parlamentar petista afirmou que estava surpreso com a revelação da tucana, e que buscaria acesso aos processos antes de se manifestar.

Fiscaliza Lajeado VI

Questionada sobre a nova postagem, Mariela Portz reforça a preocupação com uma eventual participação de outros agentes públicos, e volta a criticar o assessor parlamentar Lucas Ahne. “Eu só tenho a lamentar que o assessor continue se escondendo e usando artifícios, palavras e imagens difamatórias e descontextualizadas para justificar a desonestidade de suas atitudes frente a esta página”, afirma. “Deveria ter a hombridade de discutir política, ideias e fatos por meio do cargo público que ocupa, e não no anonimato”, finaliza a tucana.


Frente a frente

Ariberto Magedanz (PP) foi o segundo candidato a prefeito de Teutônia a ser sabatinado no programa Frente e Verso. A entrevista realizada nessa quarta-feira demonstrou um progressista tranquilo e pon­derado. Sem ataques pessoais, sem desmerecer adversários e demonstrando bastante conhecimento acerca dos principais gargalos e problemas do municí­pio, o ex-vice-prefeito e ex-vereador durante quatro mandatos tem ares de conciliador. Em terceiro na primeira pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, ele aposta no bom diálogo para angariar apoio popular.

Frente a frente II

O progressista tem uma história curiosa na política municipal teutoniense. Ele foi vice-prefeito na gestão de Renato Altmann, e também foi vice-prefeito durante o governo de Ricardo Brönstrup. Ambos os políticos, todos sabem, são adversários históricos naquele pequeno município com forte origem alemã. Dessa vez, ele lidera uma ala formada por seis partidos, e não contará com apoio de Altmann e tampouco de Brönstrup. São mudanças significantes quando se trata de um município com pouco mais de 3o mil habitantes. Resta saber a opinião do eleitor sobre tais fatos.


Vice não assume

Em Encantado, o pre­feito Adroaldo Conzatti (PSDB) solicitou férias para se dedicar aos últimos dias de campanha eleitoral. Enoir Cardoso (PP), o atual vice e agora adversário na corrida pela prefeitura, também está em férias. Quem assume a principal cadeira do Executivo é o presidente em exercício da Câmara, o vereador Moacir Tramontini (PTB).


Pesquisa em Taquari

A primeira e única pes­quisa realizada pelo Insti­tuto Methodus em Taquari aponta uma ampla vantagem do candidato da situação, André Brito (PDT), sobre o representante da oposi­ção, João Batista (PSDB). O cenário demonstra uma certeza: a gestão construí­da pelo atual prefeito e presidente da Famurs tem uma bela aceitação junto ao eleitor taquariense!

Acompanhe
nossas
redes sociais