Daniel Bergamaschi foi para a China e Garopaba, mas retornou a Lajeado para abrir uma empresa de marketing digital e atuar também com construção modular. Já Aline Filippini iniciou em Porto Alegre uma empresa de kombucha (espécie de chá fermentado) e, após dois anos, trouxe o negócio para Santa Clara do Sul.
O que fez os dois empreendedores escolherem o Vale do Taquari para desenvolver as empresas foi tema do programa Negócios em Pauta da Rádio A Hora na manhã de hoje.
Para Aline, as características que se assemelham aos propósitos da empresa fizeram-na escolher Santa Clara do Sul. Cita ainda a facilidade logística em se deslocar até Porto Alegre. “Podemos fazer a viagem até a capital para entregar produtos em um tempo relativamente curto”, aponta.
Já Daniel cita a qualidade de vida, espírito empreendedor da região e natureza privilegiada para justificar o retorno ao Vale do Taquari. “Considero um dos melhores locais para morar, viver e empreender”, reforçou.
Os empreendedores também lamentaram a burocracia e até dificuldades de acessar créditos em meio a pandemia. Daniel destacou que não existem cre´ditos para construção modular e citou que as notas da empresa de marketing digital são retiradas como “datilografia” pela inexistência de outra indicação. “É necessário evoluir junto com o mercado. Conservadorismo é contrário de empreendedorismo”, concluiu.
Ouça a entrevista completa no link: