A partir de liberação do governo do estado à realização de eventos culturais, o município de Lajeado prepara uma programação de Natal adaptada para este ano. A colocação da decoração natalina na Júlio de Castilhos já começou.
O secretário de Cultura, Carlos Reckziegel, confirma que a parte cultural do evento será realizada. A partir de 11 de dezembro, um palco montado no parque Professor Theobaldo Dick recebe diversas apresentações artísticas.
A programação dará prioridade a artistas de Lajeado e de outras cidades do do Vale do Taquari. A organização elabora protocolos para garantir distanciamento entre as pessoas durante as apresentações.
Outra atração confirmada é a caravana de caminhões iluminados. Na avaliação do governo, o evento não provoca aglomerações e pode transcorrer sem maiores problemas.
Reckziegel afirma que a responsabilidade de evitar contágios nos eventos tem de ser compartilhada entre organização e público.
“É uma coisa que tem que ser feita conjuntamente. Quem vai realizar tem que preparar ambiente em que possa executar de forma segura, que não tenha tanta aglomeração. E quem vai assistir precisa colaborar”, afirma.
A programação ainda não está definida e depende de acordo com os patrocinadores. O evento conta com financiamento via lei federal de incentivo à cultura, a antiga Lei Rouanet.
Chegada do Papai Noel
Um dos momentos mais esperados da programação natalina, a chegada do Papai Noel também está confirmada para este ano. A atração, promovida em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Lajeado) ocorrerá nos dias 4, 5 e 6, no ginásio Nelson Francisco Brancher, o Claudião, com público limitado
“O evento será híbrido, ou seja, presencial para o número de pessoas permitido pelos protocolos, e online para toda a comunidade do Vale acompanhar via Internet”, afirma a diretora executiva da CDL Lajeado, Soraide Graf.