Presidentes de associações de bairro e representantes de entidades foram procurados pela Secretaria Municipal de Cultura para opinarem sobre o local em que será construído o museu histórico do município.
Um material com detalhes das três propostas foi enviado às associações de bairros e outras 49 entidades do município para que os representantes votem por email. A votação vai até a próxima segunda-feira, 28, e tem caráter consultivo.
São instituições voltadas à cultura e ao turismo, mas também ao esporte, educação e saúde.
A primeira sugestão é a construção de um anexo ao Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gaussmann. O espaço teria 78 m². O projeto foi elaborado pelo arquiteto da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Mauro Ayres.
A segunda alternativa seria a instalação do memorial no imóvel que atualmente abriga a Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e habitação (Sedesth), a junto à Praça da Matriz, conhecido como Castelinho. Com a municipalização do Porto de Estrela, existe a possibilidade de transferência de secretarias para a área, entre elas a Sedesth.
Há ainda uma terceira possibilidade que é deixar a definição para o próximo governo “na expectativa/esperança de que seja concretizado”, diz trecho do material enviado às entidades.
“Queremos tomar a decisão conforme o que a população quer e entendemos que as entidades representam boa parte da sociedade. Já que não temos como fazer audiências públicas para ouvir as pessoas, devido à pandemia”, afirma a secretária de Cultura e Turismo, Carine Schwingel.
Impasse na câmara
A construção do anexo foi a sugestão enviada à câmara de vereadores em agosto. A proposta que destinava R$ 126 mil da verba de patrimônio à obra foi incluída em meio a um projeto que transferir recursos a diversas outras iniciativas.
Os vereadores aprovaram uma emenda que retirava a parte que tratava do museu e aprovaram o restante do projeto.
A criação do museu foi aprovada em lei municipal em 1987, mas nunca saiu do papel. Em 2005, nova lei autorizou a construção do memorial.