O Rotaract Club Lajeado Integração organiza a campanha “Uma tonelada de esperança”. A iniciativa pretende arrecadar mil quilos de alimentos não perecíveis para doação. Com ações presenciais e caixas fixas, a arrecadação segue até 10 de outubro ou até atingir a meta. Os alimentos serão encaminhados para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Lajeado, que repassará para as famílias credenciadas em situação de vulnerabilidade social.
Caixas alusivas à campanha foram distribuídas em todas as unidades da Rede Imec Supermercados da cidade para que a comunidade realize as doações de forma voluntária. No próximo sábado, os associados do clube realizam uma ação presencial no Supermercado STR. O “carrinho” de arrecadação estará disponível das 8h às 11h30min e das 14h às 17h30min.
A primeira ação presencial ocorreu no início do mês e arrecadou cerca de 130 quilos de alimentos. A vice-presidente do clube, Natália Richter, 21, ressalta a experiência gratificante. “Nos sentimos completos e felizes em podermos ajudar a nossa comunidade. É uma quantidade significativa. Uma tonelada pode ajudar muitas famílias”, reforça.
Conforme a vice-presidente, caso a meta de arrecadação seja ultrapassada, a quantidade excedente será doada para famílias carentes de alunos da Escola Estadual São João Bosco, do bairro Conservas.
A campanha é uma adaptação de uma ação semelhante do clube da cidade de Taquari. “Uma companheira, que se transferiu para o nosso grupo, sugeriu a iniciativa. Todos os integrantes apoiaram a ação”, conta Natália.
Para a comunidade
O grupo utiliza a frase “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos” como tema da campanha. Atualmente com 18 integrantes, o Rotaract promove o desenvolvimento da liderança, a prestação de serviços e a melhoria do bem-estar da comunidade.“Sempre que pudermos fazer algo para colaborar com a comunidade, nós vamos fazer. Não é uma questão apenas de fazer algo por alguém, é reconhecer os privilégios que temos para realizar algo bom”, explica Natália.