A sessão da câmara foi cancelada após dois vereadores testarem positivo para covid-19. O presidente Silvio Conte (PT) informou a decisão na manhã de ontem, 15. “Prezando pela saúde dos colegas e funcionários, optamos em cancelar a sessão desta terça-feira”, comenta.
Ambos da bancada do MDB, estão em isolamento domiciliar e passam bem, um deles recebeu alta hospitalar no início da semana. “Percebi os sintomas no início do mês, busquei atendimento médico e fui diagnosticado com covid-19”, relata um dos vereadores.
O mesmo chegou a ser internado na UTI do Hospital Santa Cruz, por onde permaneceu três dias. “Estava com falta de ar, mas não precisei usar o respirador mecânico. Já estou melhor, apesar da irritação na garganta”, comenta.
Desde o início da pandemia, as sessões presenciais são realizadas com acesso restrito da comunidade. “Para evitar risco de contágios optamos em permitir apenas a equipe de trabalho e imprensa. As sessões são transmitidas pela internet”, destaca o presidente Silvio Conte.
Os trabalhos do Legislativo serão retomados na próxima terça-feira. “Nosso regimento trata da obrigatoriedade de quatro sessões mensais. Este mês tem cinco terças-feiras, sendo assim, não impacta na tramitação das matérias na câmara municipal”, observa o presidente.
Casos na cidade
Conforme último boletim epidemiológico emitido pela secretaria de saúde do governo de Boqueirão do Leão, atualmente são 9 casos ativos da doença e 64 pacientes considerados recuperados da covid-19.
“Chegamos a ter 30 casos ativos, situação muito preocupante. Mesmo com a redução nos casos, é imprescindível que a comunidade colabore e evite aglomerações”, pontua o secretário municipal Clóvis Furtado.
Na semana passada foram registrados dois óbitos por coronavírus. Um dos pacientes, homem de 71 anos, estava internado no Hospital Dr. Anuar Elias Aesse e foi transferido à UTI do Hospital Santa Cruz onde faleceu. Ele morava faz poucos meses no município.
O segundo óbito ocorreu na noite do dia 7, mas confirmado somente após resultado de exame laboratorial. O homem de 63 anos estava em tratamento para doença do coração e problemas renais.