Em reunião da equipe do Piratini com prefeitos de 27 regiões ficou definida a mudança no modelo de Distanciamento Social. Do total de representantes municipais, 20 optaram pelo sistema de decisão compartilhada.
O funcionamento prevê que a definição das bandeiras precisa ser feita entre o governo Estadual e a representação das regiões de saúde. Para tanto, essas organizações locais precisam criar um comitê técnico, com profissionais de saúde e gestores públicos. Por meio da análise desse colegiado, seriam definidas as ações quanto ao distanciamento social.
A mudança será analisada agora à tarde pelo gabinete de crise do governo Estadual. Em seguida, serão feitos ajustes no decreto de distanciamento. Porém o Piratini não dá prazo de quando as alterações entram em vigor.
O presidente da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) e prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, comenta a definição da videconferência desta manhã.
“É um avanço na proposta que tivemos na semana passada. Esperamos que torne o modelo melhor, que una os administradores públicos do estado e traga para junto do combate a pandemia cada vez mais a nossa comunidade, que é tão necessária que se engaje nas medidas de prevenção para que a gente vença essa pandemia o mais rápido possível, com as menores consequências possíveis”, declarou.