Equipes de fiscalização de Lajeado vistoriaram, nessa quinta-feira, dia 30, 50 estabelecimentos entre às 21h30min e às 23h20min. A ação visa fiscalizar o cumprimento do decreto municipal 11.664, que possui restrições no funcionamento de estabelecimentos à noite para coibir aglomerações de pessoas. Apenas dois foram notificados. O novo decreto estabelece que bares, restaurantes, pubs e canchas de bocha só poderão funcionar até às 23h.
A fiscalização ocorreu nos bairros Centro, Americano, Florestal, São Cristóvão, Universitário, Campestre, Olarias e Centenário.
Conforme o Secretário de Segurança, Paulo Locatelli, o ato de notificar é deixar por escrito, em um documento, que a vigilância já orientou aquele estabelecimento de como deve ser o funcionamento.
Participaram da ação servidores da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan) e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), equipe da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) da Brigada Militar e agentes da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil.
O decreto prevê que estabelecimentos devem fixar, em suas fachadas, a capacidade permitida de público, considerando o limite de 50% imposto pelo estado por meio da bandeira laranja do distanciamento controlado.