Nesta sexta-feira, 31, celebra-se o dia de Santo Inácio Loyola, padroeiro da Paróquia Santo Inácio e do município de Lajeado. Para comemorar a data, um tríduo com celebrações será realizado na Igreja Matriz, na quinta, sexta e sábado. A missa festiva ocorre no domingo, 2, às 9h, seguida de festa do padroeiro adaptada à pandemia.
Conforme o pároco Valdir José Biasibetti, o tema do tríduo “Santo Inácio Caminho da Esperança” foi escolhido para renovar a fé neste momento difícil que o mundo enfrenta. “A história de Santo Inácio é muito interessante e combina com esperança. Ele fundou a Companhia de Jesus, que deu origem à ordem dos jesuítas, muito presente na região”, explica.
O almoço, no Salão Paroquial, para comemorar o dia do padroeiro já é tradicional. Neste ano, o evento precisou ser modificado para evitar aglomerações. O casal presidente da comunidade, Francini Ledur e Fernando Röhsig, junto com o grupo de organizadores, repensou o almoço no modelo drive-thru.
Os cartões são vendidos a R$ 25 para meio-galeto, uma cuquinha e uma sobremesa. Conforme Röhsig, o almoço será entregue em embalagens especiais e higienizadas em uma sacola. As entregas ocorrem no Salão Paroquial ou no modelo drive-thru, com entrega em frente à igreja.
De acordo com o presidente da comunidade, já foram vendidos cerca de 700 cartões e há poucas unidades disponíveis. “Será diferente, mas será histórico”, declara Röhsig. Os cartões podem ser adquiridos com integrantes da diretoria ou na secretaria da paróquia, pelo telefone 3714-1080.
A paróquia também arrecada doações de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza e de higiene. Conforme Röhsig, cerca de 50 famílias carentes estão cadastradas na Pastoral Social e necessitam de doações. O padre Biasibetti explica que as doações podem ser feitas na paróquia a partir de quinta-feira. “As caixas de arrecadação seguem na igreja até o domingo.”
Missas adaptadas
A Paróquia Santo Inácio segue as regras do decreto municipal e recebe 25% da lotação máxima para as missas. Conforme Biasibetti, são cerca de 150 pessoas que podem acompanhar as celebrações.
O santo
Inácio de Loyola é o fundador da Companhia de Jesus, que deu origem à ordem dos jesuítas. Ele nasceu em 1491, na cidade de Azpeitia, e morreu em 31 de julho de 1565. Em uma batalha, foi lesionado e enquanto se curava em casa, decidiu ler livros religiosos e passou a ver a vida com Jesus Cristo como o caminho a ser seguido.
Peregrinou até Jerusalém, viveu como um eremita e como mendigo, e escreveu o livro chamado “Exercícios Espirituais”, seu maior legado. Em Paris, fundou, junto a seis amigos, a Companhia de Jesus. Ação aprovada pelo Papa, dando início à história dos jesuítas.