Paróquia Santo Inácio adapta festa para manter tradição

celebração ao padroeiro

Paróquia Santo Inácio adapta festa para manter tradição

Neste ano, almoço que ocorria no salão paroquial será promovido no sistema drive-thru. Cartões são vendidos a R$ 25 para meio-galeto, cuca e sobremesa. Cerca de 700 refeições já foram vendidas

Por

Paróquia Santo Inácio adapta festa para manter tradição
Lajeado

Nesta sexta-feira, 31, celebra-se o dia de Santo Inácio Loyola, padroeiro da Paróquia Santo Inácio e do município de Lajeado. Para comemorar a data, um tríduo com celebrações será realizado na Igreja Matriz, na quinta, sexta e sábado. A missa festiva ocorre no domingo, 2, às 9h, seguida de festa do padroeiro adaptada à pandemia.

Conforme o pároco Valdir José Biasibetti, o tema do tríduo “Santo Inácio Caminho da Esperança” foi escolhido para renovar a fé neste momento difícil que o mundo enfrenta. “A história de Santo Inácio é muito interessante e combina com esperança. Ele fundou a Companhia de Jesus, que deu origem à ordem dos jesuítas, muito presente na região”, explica.

O almoço, no Salão Paroquial, para comemorar o dia do padroeiro já é tradicional. Neste ano, o evento precisou ser modificado para evitar aglomerações. O casal presidente da comunidade, Francini Ledur e Fernando Röhsig, junto com o grupo de organizadores, repensou o almoço no modelo drive-thru.

Os cartões são vendidos a R$ 25 para meio-galeto, uma cuquinha e uma sobremesa. Conforme Röhsig, o almoço será entregue em embalagens especiais e higienizadas em uma sacola. As entregas ocorrem no Salão Paroquial ou no modelo drive-thru, com entrega em frente à igreja.

De acordo com o presidente da comunidade, já foram vendidos cerca de 700 cartões e há poucas unidades disponíveis. “Será diferente, mas será histórico”, declara Röhsig. Os cartões podem ser adquiridos com integrantes da diretoria ou na secretaria da paróquia, pelo telefone 3714-1080.

A paróquia também arrecada doações de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza e de higiene. Conforme Röhsig, cerca de 50 famílias carentes estão cadastradas na Pastoral Social e necessitam de doações. O padre Biasibetti explica que as doações podem ser feitas na paróquia a partir de quinta-feira. “As caixas de arrecadação seguem na igreja até o domingo.”

Missas adaptadas

A Paróquia Santo Inácio segue as regras do decreto municipal e recebe 25% da lotação máxima para as missas. Conforme Biasibetti, são cerca de 150 pessoas que podem acompanhar as celebrações.

O santo

Inácio de Loyola é o fundador da Companhia de Jesus, que deu origem à ordem dos jesuítas. Ele nasceu em 1491, na cidade de Azpeitia, e morreu em 31 de julho de 1565. Em uma batalha, foi lesionado e enquanto se curava em casa, decidiu ler livros religiosos e passou a ver a vida com Jesus Cristo como o caminho a ser seguido.

Peregrinou até Jerusalém, viveu como um eremita e como mendigo, e escreveu o livro chamado “Exercícios Espirituais”, seu maior legado. Em Paris, fundou, junto a seis amigos, a Companhia de Jesus. Ação aprovada pelo Papa, dando início à história dos jesuítas.

Acompanhe
nossas
redes sociais